Por uma Igreja sinodal
Relatório de síntese
4. Os pobres, protagonistas do caminho da Igreja
Apesar de liturgicamente ter terminado, podemos afirmar que ainda estamos a viver a intensidade do Tempo de Natal e a consequência desse momento ímpar na história da humanidade: Deus fazer-se carne e tornar-se igual a um de nós, em tudo, excepto no...
ver [+]
Relatório de síntese
2. Mistério, paradoxo, um belga e revisão de vida
2.1.O número 2. Reunidos e enviados pela Trindade da Parte I - “O Rosto Sinodal da Igreja” está estruturado em três perspetivas: Convergências, Questões a aprofundar e Propostas.   Nas Convergências salienta-se a Igreja[1] como povo unido...
ver [+]
Relatório de Síntese
1. A sinodalidade: experiência e compreensão
Foi publicada a versão portuguesa do Relatório de Síntese da Primeira Sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que decorreu, no Vaticano, de 4 a 29 de outubro de 2023, que tem como título ‘Uma Igreja sinodal em missão’ e está dividida em três Partes.
ver [+]
Documento
Carta da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos ao Povo de Deus
Queridas irmãs e irmãos,  ao chegar ao fim dos trabalhos da primeira sessão da XVIª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, queremos, com todos vós, dar graças a Deus pela bela e rica experiência que tivemos. Vivemos este tempo abençoado em profunda comunhão com todos vós.
ver [+]
Missa de encerramento da assembleia geral do Sínodo dos Bispos
“Igreja deve acolher sem exigir atestados de ‘boa conduta’”
Na Missa de encerramento da assembleia geral do Sínodo dos Bispos, o Papa Francisco deixou claro o que deseja deste caminho de reforma sinodal. “Talvez tenhamos de verdade muitas e belas ideias para reformar a Igreja, mas lembremo-nos: adorar...
ver [+]
Sínodo
A participação na construção de uma Igreja Sinodal
Caminhar juntos como Povo reunido na unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo (LG 4) constitui a identidade da Igreja como Povo de baptizados que partilham uma igual dignidade e promovem a única missão da Igreja: fazer presente no mundo o Evangelho que é o próprio Jesus Cristo.
ver [+]
Missa na abertura da Assembleia Sinodal
Papa: “Uma Igreja unida e fraterna, que escuta e dialoga”
O Papa Francisco celebrou a Missa com os novos cardeais e o Colégio Cardinalício, na abertura da Assembleia Sinodal, a 4 de outubro, na Praça São Pedro, que contou com a participação de vários fiéis. “Queridos Cardeais, irmãos Bispos, irmãs e...
ver [+]
Sínodo
Uma perspectiva da MISSÃO… que já está em marcha
É bem conhecido o tema geral pelo qual o Papa Francisco convocou toda a Igreja para o processo sinodal que está a decorrer: «Por uma Igreja sinodal: Comunhão, Participação e Missão» (itálico nosso)[1]. A “missão” é uma categoria eclesial fundamental.
ver [+]
Sínodo
“Uma comunhão que irradia”
Depois da fase diocesana e da fase continental, estamos agora a viver a fase universal do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade. No próximo mês de outubro, mais propriamente dos dias 4 a 29, a Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos estará reunida em Roma para a primeira sessão.
ver [+]
Sínodo
Para uma Igreja sinodal
O Instrumentum laboris para a Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade é um instrumento que merece ser analisado e aprofundado. Anteriormente, apresentámos a metodologia proposta por aquele documento para a caminhada sinodal, presentemente...
ver [+]
Sínodo
Caminho sinodal: metodologia da fase universal
Desde outubro de 2021, a Igreja católica colocou-se à escuta do Espírito Santo em caminho sinodal. É um caminho nunca isento de riscos, de tensões e de dificuldades, o que é próprio de caminhada em Igreja. Se «católico» significa «universal», então é normal que haja tensões.
ver [+]
Sínodo
O Documento da Etapa Continental da Europa (Parte II)
Depois de elencar as sete intuições antes referidas, o documento da Assembleia Continental da Europa apresentou as principais tensões com que as Igrejas particulares na Europa se defrontam em ordem a prosseguir o modo sinodal de ser Igreja: 1. Relação entre Verdade e Misericórdia.
ver [+]
Anterior    1   2   3   4      Próximo
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES