Especiais
Escuteiros de Lisboa participaram no 24.º Jamboree, nos EUA
“Todos diferentes, mas todos iguais”
Durante 12 dias, quase 50 mil escuteiros de todo o mundo reuniram-se, nos Estados Unidos, para o 24.º Jamboree – o maior encontro mundial de escuteiros. Da Região de Lisboa do CNE participaram cerca de 460 escuteiros, com dois dos participantes...
ver [+]
Exortação Apostólica pós-sinodal ‘Christus vivit’ (‘Cristo vive’), do Papa Francisco
“Ele vive e quer-te vivo!”
“CRISTO VIVE: é Ele a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo! Tudo o que toca torna-se jovem, fica novo, enche-se de vida. Por isso as primeiras palavras, que quero dirigir a cada jovem cristão, são estas: Ele vive e quer-te vivo!”.
ver [+]
Fundação AIS lança Campanha de apoio às religiosas em todo o mundo
Amor gratuito
Há mais de 620 mil religiosas em todo o mundo. Decidiram entregar a sua vida a Deus e ao próximo. Vivem para servir e rezar. Ninguém imagina como seria a Igreja sem elas. Ninguém imagina como seria a vida em tantos países sem o trabalho, sem a presença destas mulheres enamoradas de Deus.
ver [+]
Mensagem Quaresmal do Cardeal-Patriarca de Lisboa
“Uma Santa Quaresma com horizonte pascal”
A Quaresma que iniciamos, neste ano de 2019, é como sempre tempo de graça e conversão. Já a conversão é, em si mesma, obra da graça divina, que não deixa de nos atrair para Deus, vida das nossas vidas. É bom termos isto presente, para percebermos tudo...
ver [+]
Cimeira ‘A Proteção dos Menores na Igreja’, no Vaticano
“Erradicar tal brutalidade do corpo da nossa humanidade”
Foi uma cimeira inédita onde se refletiu sobre a “monstruosidade dentro da Igreja” – como classificou o Papa Francisco – e se deram importantes passos para enfrentar, numa “luta total”, os casos de abusos sexuais de menores na Igreja.
ver [+]
Jornada Mundial da Juventude, no Panamá
“Jovens são o agora de Deus”
O Papa Francisco pediu aos jovens para não adiarem os planos que Deus tem para cada um, assegurando-lhes que eles “não são o futuro”, mas o “agora” de Deus. Foi na Missa de envio da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorreu no Panamá, de 23 a 27 de janeiro.
ver [+]
Balanço do ano
2018: um ano marcado pela sinodalidade
A 14 de JANEIRO teve início a Visita Pastoral às 20 paróquias da Vigararia de Torres Vedras. Neste mesmo dia, D. Manuel Clemente assinalava, na Paróquia de Famalicão, na Nazaré, os 50 anos da reconstrução da igreja paroquial. Uma semana antes, a 7, era benzida, por D.
ver [+]
Relatório da Fundação AIS sobre a Liberdade Religiosa no Mundo
O mundo em lágrimas
Mais violência. Mais perseguição. Mais hostilidade. Menos liberdade. A religião parece um campo de batalha sem fim. Os Cristãos continuam a ser a comunidade mais perseguida. A Fundação AIS acaba de publicar mais um Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo e é assustador o que se lê.
ver [+]
Padre Ángel Pizarro correu Maratona de Lisboa
A Maratona, uma alegoria sobre a vida
No passado dia 14 de outubro, completei a Maratona de Lisboa, num tempo de 5h e 12min. A experiência deixou-me muito contente e recebi muitas mensagens de parabéns pelo objetivo alcançado. No entanto, um comentário do meu pai fez-me pensar sobre este feito.
ver [+]
Encerramento do Sínodo dos Bispos
Papa propõe uma Igreja “próxima” e capaz de “tocar o coração” dos jovens
Na conclusão do Sínodo dos Bispos sobre ‘os jovens, a fé e o discernimento vocacional’, o Papa Francisco pediu uma Igreja atenta aos mais novos, que “escute”, que seja “próxima” e que “testemunhe” Jesus Cristo.
ver [+]
Sínodo dos Bispos, em Roma
Favorecer o diálogo e a missão
No Sínodo dos Bispos, os participantes já refletem sobre a primeira versão do documento final. Após mais de duas semanas de trabalhos, foi proposta a criação de um observatório para a juventude, e feito o convite a não se “descurar” a “promoção de uma cultura vocacional”.
ver [+]
Sínodo dos Bispos conhece primeiras conclusões
“Promover e relançar a participação ativa dos jovens na vida eclesial”
Após sete dias de trabalhos, os padres sinodais apresentaram as primeiras conclusões das reuniões dos ‘círculos menores’ do Sínodo dos Bispos, onde, pela primeira vez, o português é uma das línguas oficiais. Na abertura do Sínodo dos Bispos...
ver [+]
Anterior    1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16      Próximo
A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES