Mundo
Venezuela: milhares de pessoas passam fome no país de Nicolás Maduro
Grito de desespero
A crise está a atingir proporções terríveis. O FMI calcula que a inflação atinja este ano 13 mil por cento. Nem dá para imaginar o que isto significa de pobreza, de miséria absoluta. De fome. Na Venezuela, milhares de pessoas estão em desespero total.
ver [+]
A guerra, na Síria, comentada por uma criança de 10 anos
“Tenho um amigo no Céu…”
Jad Abed desconhece o que significa viver em paz. Tinha apenas 2 anos quando começou a guerra na Síria. Desde então, a casa onde vivia foi destruída por uma bomba, assim como a escola, o bairro, grande parte da cidade. Mas o que Abed mais lamenta é a morte de um dos seus maiores amigos.
ver [+]
Paquistão: uma menina cristã de 11 anos quer voltar a frequentar a escola
O dia mais triste
Tem apenas 11 anos. Dolly Bhatti é uma menina cristã paquistanesa. Frequentava o quinto ano numa escola pública quando o pai perdeu o emprego por ter adoecido e deixou de conseguir pagar as propinas. Resultado: proibiram a menina de frequentar a escola.
ver [+]
Egipto: Nadia recorda o dia em que mataram o seu filho. Foi há um ano
“Não temos medo”
Dois autocarros cheios de peregrinos, adultos e crianças, dirigiam-se através do deserto para o Mosteiro de São Samuel, em Mynia, no Sul do Egipto. De súbito, surgem alguns veículos e os autocarros são bloqueados. Muitos daqueles cristãos, daqueles...
ver [+]
O exemplo inspirador do Padre Paolino na selva da Amazónia
O médico da floresta
Simples, humilde e pobre. O Padre Paolino Baltassari dedicou quase toda a sua vida ao serviço das populações esquecidas da Amazónia, no Brasil. Dois anos depois da sua morte, todos os que o conheceram falam dele como de um verdadeiro santo. O Padre...
ver [+]
O anjo da guarda dos Cristãos na Síria destruída pela guerra
A irmã pronto-socorro
Em oito anos de guerra, a Irmã Annie Demerjian já perdeu a conta às viagens que fez entre Alepo e Damasco. Em oito anos de guerra, a Irmã Annie já perdeu a conta às pessoas a quem enxugou lágrimas, a quem resgatou da pobreza mais extrema, a quem até salvou a vida.
ver [+]
Nigéria: desafiar o medo e o terror apenas com as armas da fé
A capelinha das orações
No mundo, há centenas de igrejas, paróquias e congregações inspiradas em Fátima. Na Nigéria, por exemplo, as Irmãs de Nossa Senhora de Fátima procuram oferecer uma vida menos dura às populações locais. E fazem-no apesar dos atentados terroristas e das ameaças de morte.
ver [+]
Egipto: comunidade cristã vive dias de sobressalto e medo
“A mamã está no Céu”
A minoritária comunidade cristã no Egipto está na mira dos terroristas, dos radicais islâmicos. No ano passado, quatro dias depois do Natal, um ataque a uma igreja no Cairo deixou um rasto de sangue e morte. Uma menina, de apenas 13 anos, viu a mãe ser assassinada mesmo à sua frente.
ver [+]
Um sacerdote entre os pigmeus no Congo-Brazaville
Gigantes na fé
São talvez os homens mais pequenos do mundo, mas ali, no meio da selva, o que mais tem surpreendido o Padre Franck Bongo é a forma autêntica como eles, que agora são os seus paroquianos, vivem os valores do Evangelho. E nisso, apesar da enorme pobreza...
ver [+]
Na Síria, no Vale dos Cristãos, sobreviver é um tormento
Aldeia fantasma
Em Qalat’al Hons, uma aldeia que nasceu na sombra de um castelo medieval, não há nenhum cristão. Os que viviam por lá, cerca de três centenas, fugiram quando os jihadistas ocuparam a região. Agora estão algures no chamado Vale dos Cristãos. Mas...
ver [+]
Trabalho incansável da Igreja junto dos refugiados na Etiópia
Vidas em suspenso
No acampamento de Hitsatge, na Etiópia, 25 mil pessoas esperam pelo dia de partida. São refugiados. Vêm da Eritreia, Somália ou do Sudão. Fugiram da violência, da perseguição e da miséria. Sonham com uma vida melhor. Na verdade, ninguém quer estar ali,...
ver [+]
Serra Leoa: A batalha diária da Igreja com os jovens das ruas
Os órfãos de Freetown
As ruas de Freetown estão sempre acordadas. Mesmo de noite, mesmo quando as luzes já não estão acesas, há sempre alguém aconchegado a uma sombra, numa esquina. Ou a lutar pela vida. As ruas da capital da Serra Leoa não dão tréguas a ninguém. Nem aos jovens.
ver [+]
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES