Mundo
Líbano: Igreja é sinal de esperança, apesar do sofrimento e fome
O milagre da Irmã Justine
O Líbano enfrenta uma profunda crise económica. O sistema bancário está falido e as famílias desesperam. Fome e miséria passaram a fazer parte da vida dos libaneses. Agora, quase só há pobres e miseráveis. Esta situação agravou-se ainda mais com a brutal explosão no porto de Beirute, a 4 de Agosto.
ver [+]
Preso no Paquistão por um crime que não cometeu, Amjad Arif conta a sua história
Cinco anos de tormento
Foi preso, agredido pela polícia e condenado por um crime que não cometeu. Esteve cinco anos atrás das grades. Foi um tempo de medo e de oração. Amjad Arif, um modesto condutor de riquexó, não tem, apesar de tudo por que passou, palavras de ódio nem de ressentimento.
ver [+]
Burkina Faso: crianças celebram Primeira Comunhão apesar do terror jihadista
“Rezamos todos os dias”
Elisabeth e Etienne são ainda duas crianças. Tiveram de fugir, com os seus pais, da aldeia onde nasceram no Burkina Faso por causa da violência jihadista. Os Cristãos foram todos ameaçados. Se ficassem seria um verdadeiro suicídio. Fugiram, mas o medo persiste.
ver [+]
No pobre nordeste da Índia, a Igreja abraça os esquecidos da sociedade
Rani, a irmã da motorizada
Desde que recebeu a mota, a Irmã Shobka Rani nunca mais parou. Ali, na Arquidiocese de Guwahati, numa zona extremamente pobre, falta quase tudo. Até boas estradas. Mas agora, nas aldeias perdidas no meio da floresta, há um sobressalto sempre que se...
ver [+]
Na Libéria, o centro de acolhimento de Ganta é um mundo à parte…
O sapateiro da leprosaria
No norte da Libéria, no meio da floresta, como se estivesse escondido, existe uma leprosaria e centro de reabilitação para tuberculosos. É em Ganta. Parece um fim do mundo. Para muitas das pessoas que por ali vivem, Ganta é, de certa forma, todo o mundo.
ver [+]
Memórias de um missionário italiano numa aldeia cristã no Camboja
No umbigo do mundo
Um padre italiano foi enviado em missão para o Camboja, para uma aldeia muito especial. Em Kdol Leu, a população tem-se mantido cristã desde há cerca de 100 anos. É quase uma ilha de fé no meio de um país budista. É uma ilha de fé que resistiu até à...
ver [+]
Moçambique: Cabo Delgado é uma região encurralada entre a fome e o terrorismo
“Precisamos de ajuda”
Cabo Delgado, no norte de Moçambique, tem sido palco, desde há quase três anos, de constantes ataques por grupos armados. Nos últimos tempos, esses ataques têm sido reivindicados pelos jihadistas do Daesh, o Estado Islâmico. O povo, ameaçado, está em fuga.
ver [+]
A história de Teresa, uma religiosa num dos países mais pobres do mundo
A Irmã do sorriso
Sonhava ser enfermeira, mas acabou por tratar mais das almas do que dos corpos. Teresa é professora e irmã. Vive para os outros. Apesar da situação tão difícil em que se encontra o seu país, a Libéria, acredita que tudo vai melhorar. Talvez por isso,...
ver [+] video
A história de Francis, um homem bom com um talento muito especia
O mecânico de Deus
Para muitos, faz autênticos milagres. Os carros chegam-lhe por vezes já moribundos, esfalfados de quilómetros em duras estradas de terra batida, mas ele devolve-lhes a energia. Quase se diria que os ressuscita. O mecânico Francis não é, porém, uma pessoa qualquer.
ver [+]
A aventura dos Irmãos Maristas nas plantações de chá no Bangladesh
Missão impossível
No noroeste do Bangladesh, numa região onde quase tudo gira em redor das plantações de chá, uma pequena comunidade de Irmãos Maristas procura contrariar o infortúnio das populações locais extremamente pobres e que vivem num ambiente de quase escravatura.
ver [+]
No Camboja, os cristãos precisam de ajuda depois de anos de perseguição
Renascer do holocausto
A igreja do Padre Totet Banaynaz é um memorial dos anos de violência e barbárie que se abateram sobre o Camboja. As paredes esburacadas de balas são a legenda desses tempos em que os cristãos foram duramente perseguidos. A comunidade quase foi dizimada e só agora está a renascer.
ver [+]
A história de um peditório que tinha tudo para correr mal…
O sermão mais difícil
Foi há 80 anos. No dia 26 de Maio de 1940, os nazis cometem uma das maiores atrocidades de toda a II Guerra Mundial. Na localidade de Vinkt, na Bélgica, 86 civis foram executados pelas tropas alemãs, provocando um enorme sentimento de ódio. Dez anos...
ver [+]
A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES