Mundo
Azerbaijão prepara visita do Papa Francisco
O país dos 7 padres
Em todo o Azerbaijão, a comunidade católica tem apenas uma paróquia, uma igreja e uma capela. Apesar de ser fortemente minoritária, a presença dos Cristãos faz-se sentir – e bem – no quotidiano deste país maioritariamente muçulmano. O petróleo fez do Azerbaijão um país muito rico.
ver [+]
Nas Ilhas Salomão, o Jubileu da Misericórdia é tempo de festa
O bispo voador
Para muitos, as Ilhas Salomão, situadas perto da Austrália, são apenas um exótico destino de férias. Para os habitantes das inúmeras ilhas de areia fina e vegetação tropical, apesar das águas cristalinas, as coisas não são assim tão fáceis. A começar pelo isolamento em que vivem.
ver [+]
O exemplo de vida e de amor de François-Xavier Van Thuân
O segredo do Cardeal
O regime comunista do Vietname tentou silenciá-lo. Foram 13 anos de cadeia, de privação da liberdade com largos períodos de isolamento total, confinado a uma cela minúscula. Nada, porém, demoveu este homem de aspecto frágil e sorriso bondoso. A sua história, de resistência e amor, é inspiradora.
ver [+]
Síria. AIS lança campanha de emergência para as vítimas da guerra
“Por favor, ajudem-nos!”
Alepo transformou-se no campo de batalha mais sangrento da guerra na Síria. A vitória ou a derrota deste conflito parece jogar-se ali. Combate-se rua a rua, bairro a bairro. Casa a casa. De Alepo chegam-nos gritos de ajuda. Há pessoas encurraladas, cercadas por tiros, bombas, destruição e morte.
ver [+]
Líbano: histórias de medo e de angústia entre cristãos refugiados
“Vamos matar-te…”
O vale de Bekaa é hoje a morada de centenas de milhares de refugiados oriundos da Síria. Muitos são cristãos. Alguns foram obrigados a fugir para salvar a própria vida. Mas nem ali, no Líbano, se sentem seguros.   A primeira vez que o telefone tocou, Samir ficou sem palavras, como que paralisado.
ver [+]
Os “outros” jovens que também vão participar nas JMJ
Os ausentes de Cracóvia
As Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) estão quase, quase a começar. A excitação, para os que vão estar na Polónia, é enorme. No entanto, apesar de não terem feito as mochilas e de não estarem a viver a agitação dessa grande viagem, há seis jovens que...
ver [+]
Venezuela: Bispo de Carúpano traça retrato inquietante do país
“As pessoas têm fome”
Já não é possível iludir mais com as palavras. Na Venezuela, as pessoas passam fome, os hospitais estão em ruptura, os supermercados têm as prateleiras vazias e a situação de emergência estende-se a todos os sectores da sociedade. O clima de tensão entre oposição e governo é cada vez mais elevado.
ver [+]
Em Zahlé, no Líbano, a Igreja distribui 500 refeições por dia
A cantina do arcebispo
São os mais pobres dos pobres. São refugiados. Vieram quase todos da Síria e perderam tudo o que tinham. Agora vivem da solidariedade. Têm fome e precisam de comer. O Arcebispo D. Issam Darwish decidiu transformar uma cozinha numa cantina e distribuir comida aos mais necessitados.
ver [+]
Os dias difíceis da comunidade cristã em Zanzibar
Sobreviver ao medo
A cada dia que passa cresce o receio entre a minoritária comunidade cristã em Zanzibar, na Tanzânia. Desde há um par de anos que esta região, famosa como destino turístico, tem sido abalada por ataques com motivação religiosa. Os extremistas islâmicos...
ver [+]
Arménia: um país onde a fé renasce das cinzas
Memórias do exílio
A Arménia, terra que o Papa Francisco está a visitar, é bem o testemunho da aridez provocada pelo regime comunista durante décadas. Ainda hoje, 25 anos depois de ter conquistado a independência, após o colapso da União Soviética, a memória desses tempos...
ver [+]
Papa Francisco desafia-nos a todos a sermos...
A carícia de Deus
São apenas três minutos que podem mudar por completo as nossas vidas. Numa vídeo-mensagem, dirigida aos benfeitores e amigos da Fundação AIS – a si, portanto… –, o Santo Padre desafia os cristãos a fazerem obras de misericórdia, a transformarem o mundo.
ver [+] video
O exemplo de fé dos Chin em plena selva, na Birmânia
O padre da floresta
Em Mianmar, antiga Birmânia, os Cristãos são uma imensa minoria e, muitas vezes, confundem-se com os mais pobres dos pobres. Eles são, tantas vezes, os mais discriminados, os que têm menos direitos. Os que vivem na selva. Como os Chin, que todos os dias...
ver [+]
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES