Mundo
Ao fim de oitenta e quatro dias nas cadeias do “Estado Islâmico”…
Fuga para a liberdade
Foi raptado no Mosteiro de Mar Elian, na Síria, a 21 de Maio, e fugiu dos jihadistas saltando para cima de uma mota, conduzida por um amigo muçulmano, no passado dia 10 de Outubro. Provavelmente, o Padre Mourad nunca mais vai conseguir esquecer os dias...
ver [+]
Egipto: impossível esquecer o dia 12 de Fevereiro
As últimas palavras
Estavam todos ajoelhados junto à água, numa praia da Líbia. Foram todos degolados apenas por serem cristãos. O mundo viu, chocado, as imagens deste crime bárbaro. Numa pequena aldeia do Egipto ainda hoje se chora a memória destes filhos da terra, mas...
ver [+]
China: Cardeal emérito de Hong Kong envia mensagem à AIS
“Por favor, rezem por nós!”
A China é um dos países sinalizados no relatório da Fundação AIS, divulgado esta semana, em que a perseguição aos Cristãos se acentuou nos últimos dois anos. Todos os que se mantêm fiéis ao Papa e ao Vaticano arriscam a prisão, os campos de reeducação, até a morte.
ver [+]
Persistem os dias de medo na República Centro-Africana
O Padre coragem
Por mais de uma vez já arriscou a própria vida para salvar pessoas ameaçadas por bandos armados. Num país em caos, como é a República Centro-Africana, o Padre Barnard Kinvi, de 33 anos, consegue ser sinal da esperança de que nem tudo está perdido.   Desde...
ver [+]
O Bispo que nasceu muçulmano e se enamorou de Jesus
O sonho de Atanásio
É uma história invulgar. O jovem Bispo de Lichinga deixou-se encantar por Jesus apesar de ter nascido numa família muçulmana. Só foi baptizado aos 18 anos mas, já então, sonhava ser padre. Agora tem um enorme desafio à sua frente: ser construtor da paz...
ver [+]
Nigéria. Nem as crianças estão a salvo do terror do Boko Haram
Fugir para sobreviver
A Unicef publicou um relatório sobre a Nigéria e as atrocidades cometidas pelo grupo islâmico Boko Haram. Só nos últimos cinco meses, meio milhão de crianças tiveram de fugir de suas casas, das suas aldeias, para não serem mortas. Agora precisam de ajuda.
ver [+]
Iraque: missionário argentino descreve “sofrimento” dos Cristãos
Perder tudo menos a fé
Bagdade é uma cidade sitiada. Os Cristãos estão encurralados. Têm medo, mas não renegam a sua fé. São exemplo, por isso, para todos nós. Do Iraque chega-nos o testemunho de um padre argentino, Luís Montes, que nos interpela directamente a fazermos alguma coisa por estes irmãos na fé.
ver [+]
Crise de refugiados na Europa: que fazer?
Lágrimas por Aylan
Tinha apenas 3 anos. Morreu na praia, na Turquia, quando a sua família procurava fugir da guerra na Síria. O mundo comoveu-se quando viu a sua fotografia, de bruços, com a água a tocar-lhe o rosto, ou depois, quando um polícia o retirava dali com todo o cuidado, como se ainda estivesse vivo.
ver [+]
Fundação AIS lança corrente de oração pela paz pela Síria
A última esperança
A guerra na Síria está mais encarniçada do que nunca. Em Agosto, os ataques dos jihadistas tomaram um novo alento. Nem a capital já escapa. Mosteiros bombardeados, aldeias ocupadas, milhares de pessoas em fuga. Os Cristãos da Síria voltam-se agora para...
ver [+]
Paquistão: a ameaça permanente da lei da blasfémia
Reino do terror
Perseguidos, chantageados, agredidos e mortos. No Paquistão, os cristãos sentem-se como que abandonados. É raro o dia em que não há notícias de um cristão falsamente acusado de blasfémia. E isso é quanto basta para ser enviado para a cadeia. Ou para ser morto.
ver [+]
Nigéria: um país sequestrado pelo Boko Haram
Testemunhos de fé
Milhares de mortos, mais de 1 milhão de refugiados, cidades destruídas. Semeando o terror e o medo, o Boko Haram tem posto à prova a fé deste povo. E, apesar dos atentados, as igrejas continuam cheias de gente.   O Padre Elias Kabuk não esconde o nervosismo.
ver [+]
Síria: o adeus emocionado do Padre Ziad
Um herói improvável
Foram anos de trabalho com os refugiados em Homs, na Síria. Agora, este jesuíta está a caminho da Europa para continuar a sua formação sacerdotal. No momento da despedida, emocionado, agradeceu a ajuda dos benfeitores da Fundação AIS, a quem vai continuar ligado através da oração.
ver [+]
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES