Papa
Roma
Tirar trabalho às pessoas é “pecado gravíssimo”
O Papa Francisco condenou as manobras económicas. Na semana em que realizou nova visita pastoral a uma paróquia de Roma, o Papa lamentou a violência sobre menores e o Vaticano anunciou que o Papa vai visitar a Colômbia. Francisco deu ainda uma entrevista a um semanário alemão.
ver [+]
Roma
“Se tratássemos a Bíblia como tratamos o nosso telemóvel?”
O Papa Francisco esteve de retiro. Na semana em que o Papa escreveu ao Presidente da República Portuguesa, o Vaticano criou uma estrutura para dar voz às mulheres. Francisco falou ainda do uso diário da Bíblia e foi noticiado que vai receber os chefes de Estado e de Governo da União Europeia.
ver [+]
Roma
Quaresma: “Um caminho cheio de esperança”
O Papa Francisco convidou a entrar na Quaresma com o “coração aberto”. Na semana em que realizou uma visita histórica a uma paróquia anglicana em Roma, o Papa criticou o “amor exagerado” aos bens materiais, defendeu uma maior inclusão...
ver [+]
Roma
“Quando o ser humano quebra a comunhão com Deus, perde a sua beleza originária”
O Papa Francisco deixou um alerta. Na semana em que pediu a abertura de canais humanitários para quem foge da guerra, o Papa visitou uma paróquia de Roma, alertou para a tragédia dos meninos soldado no Congo e viu ser inaugurada no México uma estátua sua.
ver [+]
Roma
Ufanar da abundância da graça de Deus
O Papa Francisco convidou os cristãos a regozijarem-se “da abundância da graça de Deus” que recebem “em Cristo”. Na semana em que elogiou uma vítima de abusos sexuais, o Papa pediu para não se insultar, falou da saúde e de corrupção.
ver [+]
Roma
“A esperança, para se alimentar, precisa dum «corpo»”
O Papa Francisco prosseguiu as catequeses sobre a esperança. Na semana em que foi publicada a Mensagem do Papa para a Quaresma, o Vaticano reafirmou orientações contra eutanásia e Francisco lembrou que “toda a vida é sagrada” e alertou os...
ver [+]
Roma
“Esperança é a expectativa de algo que já se cumpriu e se realizará para cada um”
O Papa Francisco convidou a manter “firme como um capacete a esperança da salvação”. Na semana em que reforçou que cristãos e muçulmanos devem estar unidos contra o terrorismo, o Papa rejeitou o consumo voraz, alertou para “hemorragia...
ver [+]
Roma
“Não podemos ensinar a Deus aquilo que Ele deve fazer”
O Papa Francisco convidou a “não pôr condições a Deus”. Na semana em que desafiou os média a comunicar de forma positiva, o Papa nomeou o novo prelado do Opus Dei, lembrou as vítimas dos nevões em Itália e apelou a iniciativas para acompanhar os casais recém-casados pela Igreja.
ver [+]
Roma
“Comunhão, reconciliação e unidade são possíveis”
O Papa Francisco considera ser possível a “unidade dos cristãos”. Na semana em que pediu cristãos corajosos, Francisco visitou uma paróquia da periferia de Roma, assinalou o 103º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado e batizou 13 bebés da zona que sofreu o sismo em Itália.
ver [+]
Roma
Papa insurge-se contra espertalhões em catequese sobre falsos ídolos
O Papa Francisco lamentou os falsos ídolos, na semana em que discursou ao corpo diplomático e foi apresentado um novo vídeo com as intenções do Papa para este mês. No encerramento do tempo litúrgico do Natal, Francisco batizou 28 crianças e destacou o exemplo dos Magos.
ver [+]
Roma
Papa exprime dor por motim em prisão no Brasil
O Papa Francisco renovou o apelo para que as prisões sejam lugares de reinserção social. Na semana em que escreveu uma carta aos bispos de todo o mundo, o Papa fez um elogio às mães e evocou os “povos que vivem atribulados pela guerra”.   1.
ver [+]
Roma
Papa convida crianças a partilhar a alegria do Natal com os avós
O Papa Francisco fez um convite especial às crianças. Na semana em que desafiou a viver o “verdadeiro Natal” com a ajuda do presépio, o Papa completou 80 anos e tomou o pequeno-almoço com sem-abrigo, encontrou-se com crianças, médicos, enfermeiros...
ver [+]
A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES