Papa
A uma janela de Roma
Papa Francisco elogia papel das mães
O Papa lembra que as mães são pouco ouvidas e ajudadas. Na semana em que elogiou o exemplo dos Magos, o Papa Francisco sublinhou que não há futuro sem paz e no primeiro dia no ano 2015 lembrou que “Cristo e sua Mãe são inseparáveis”. Vinte...
ver [+]
A uma janela de Roma
Maternidade e a paternidade são dons de Deus
O Papa encontrou-se com as famílias numerosas. Nos dias de Natal, onde pediu a paz, Francisco falou sobre os males da Cúria Romana, condenou a ação do Estado Islâmico e congratulou-se com o restabelecimento de relações diplomáticas entre Cuba e os Estados Unidos.
ver [+]
A uma janela de Roma
“Cada família pode acolher Jesus”
O Papa lembrou a atitude de acolhimento de Maria e José. Na semana em que os EUA pediram ajuda à Santa Sé a propósito de Guantánamo, o cardeal Oscar Maradiaga esteve em Lisboa, a América Latina celebrou a padroeira e o Vaticano anunciou um consistório para criação de novos cardeais   1.
ver [+]
A uma janela de Roma
“A escravatura é um fenómeno abominável”
Foi publicada a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz. Na semana em que o Papa falou da família, o Vaticano apresentou orientações para Sínodo de 2015. Francisco cumpriu a tradição e prestou homenagem à Virgem Maria e enviou uma vídeo-mensagem...
ver [+]
A uma janela de Roma
Papa espera “abundantes frutos” da viagem à Turquia
O Papa acredita que a viagem que realizou à Turquia pode ter influência no “diálogo com os irmãos ortodoxos”. Na semana em que líderes de várias confissões religiosas assinaram um acordo, no Vaticano, para erradicar a escravatura, teve início o Ano da Vida Consagrada.
ver [+]
A uma janela de Roma
Construir uma Europa em torno da pessoa humana
O Papa Francisco discursou no Parlamento Europeu. Na semana em que o Papa visita a Turquia (de 28 a 30 de novembro), tem início o Ano da Vida Consagrada. Francisco canonizou ainda seis religiosos e voltou a surpreender.   1. Foi uma mensagem de esperança...
ver [+]
A uma janela de Roma
Papa: “Podemos ser santos com pequenos gestos”
O Papa Francisco falou da vocação à santidade. Na semana em que confirmou a visita aos Estados Unidos em 2015, o Papa rejeitou o aborto e a eutanásia, pediu o fim dos ataques contra imigrantes e dirigiu-se aos contabilistas.   1. “Todos os cristãos,...
ver [+]
A uma janela de Roma
Papa condena “violência absurda” contra cristãos
O Papa Francisco acompanha os “dramáticos acontecimentos dos cristãos que em várias partes do mundo são perseguidos e mortos por causa do seu credo religioso”. Na semana em que criou uma nova estrutura para examinar recursos de casos de abusos,...
ver [+]
A uma janela de Roma
“Ser Bispo é ter presente o exemplo de Jesus”
O Papa Francisco lembrou qual o papel do Bispo na Igreja. Na semana em que fez memória dos Fiéis Defuntos, o Papa recordou os que morreram por serem cristãos e recebeu, no Vaticano, o presidente do Parlamento Europeu. A Capela Sistina tem nova ‘luz’.
ver [+]
A uma janela de Roma
“Cristo é o modelo da Igreja e de todos nós”
O Papa explicou qual a relação entre a realidade espiritual e visível da Igreja e recordou Bento XVI como “um grande Papa!”. Na semana em que alertou para os ataques sofridos pela Família, o  Papa Francisco salientou o papel de Maria na renovação da Igreja.
ver [+]
A uma janela de Roma
“Que a herança espiritual de João Paulo II não seja esquecida”
O Papa lembrou a memória litúrgica de São João Paulo II. Na semana em que foi divulgado o programa da visita papal à Turquia, Francisco sublinhou ser impensável o Médio Oriente sem a presença dos cristãos, recordou Paulo VI e falou de alimentação.   1.
ver [+]
A uma janela de Roma
“Relatório sinodal é documento de trabalho, não é definitivo”
Prossegue em Roma o Sínodo dos Bispos sobre a Família, que termina este Domingo, 19 de outubro, dia da beatificação do Papa Paulo VI. Na semana em que falou sobre o povo de Deus, o Papa lembrou Santa Teresa de Ávila e sublinhou a bondade de Deus.   1.
ver [+]
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES