Papa
A uma janela de Roma
A “última chance” para travar aquecimento global
O Papa Francisco considera que a Cimeira do Clima de novembro, em Paris, é crucial. Na semana em que foi revelado que Francisco já prepara a visita a Cuba e Estados Unidos, o Papa agradeceu a receção na América Latina. O Vaticano apresentou as contas...
ver [+]
A uma janela de Roma
“Estrada dos empréstimos e dos débitos nunca mais acaba”
O Papa Francisco distribui responsabilidades na situação difícil que a Grécia atravessa. “Seria demasiado simples dizer que a culpa está só de um lado”. Francisco voltou a falar aos jornalistas a bordo do avião, no regresso a Roma, após a viagem à América Latina.
ver [+]
A uma janela de Roma
Que não haja excluídos da sociedade e que todos se estimem e saibam dialogar
O Papa Francisco visitou o Equador, a que seguiu a Bolívia e o Paraguai. Nesta visita à América Latina, o Papa estreou o novo báculo que provavelmente vai passar a utilizar nas suas viagens fora de Itália. Durante a viagem, Francisco enviou um telegrama aos portugueses.
ver [+]
A uma janela de Roma
Francisco pede orações para a viagem à América Latina
O Papa Francisco inicia este Domingo, 5 de julho, uma viagem ao Equador, Bolívia e Paraguai, que se prolonga até dia 13. Na semana em que visitou o Papa Emérito Bento XVI, Francisco denunciou forças que procuram “aniquilar” a Igreja e instituiu a Secretaria para a Comunicação.
ver [+]
A uma janela de Roma
Violência doméstica deixa “marcas para a vida”
O Papa Francisco dirigiu-se novamente aos casais, pedindo-lhes para pensarem nos filhos. Na semana em que foi apresentado o documento de trabalho do Sínodo da Família, o Papa visitou Turim, recordou bispos sírios e encontrou-se com biblistas.   1. O...
ver [+]
A uma janela de Roma
Papa apela ao cuidado da “casa comum”
Foi publicada a encíclica do Papa Francisco sobre a ecologia, intitulada ‘Laudato si’. Na semana em que o Papa se associou à celebração do Dia Mundial do Refugiado, foi noticiado que o arcebispo acusado de abusos sexuais de menores vai ser julgado no Vaticano.
ver [+]
A uma janela de Roma
“Cada um, no seu contexto, deve construir a paz e praticar a justiça”
O Papa visitou a Bósnia como “peregrino da paz e da esperança”. Na semana em que nomeou um auditor-geral, Francisco encontrou-se com os dehonianos e presidiu ao Corpo de Deus. A nova encíclica do Papa vai ser publicada dia 18 de junho.   1.
ver [+]
A uma janela de Roma
Papa envia mensagem de paz à Bósnia
O Papa Francisco visita este sábado, dia 6 de junho, a Bósnia-Herzegovina. Na semana em que falou da pobreza, o Papa apelou à união dos cristãos, encontrou-se com os membros da Associação Ciência e Vida e pediu às crianças para não deixarem de sonhar.   1....
ver [+]
A uma janela de Roma
“É preciso trabalhar sobre o amor”
O Papa Francisco apelou à valorização do tempo de noivado. Na semana em que o Secretário de Estado do Vaticano falou da “derrota da humanidade”, foi publicada a Mensagem do Papa para o 89º Dia Mundial das Missões. Francisco lembrou que o mundo...
ver [+]
A uma janela de Roma
“Reafirmar o papel insubstituível dos pais na educação dos filhos”
Francisco falou novamente aos pais. Na semana em denunciou a perseguição disfarçada aos cristãos, o Papa canonizou duas santas palestinianas, recebeu o Presidente do Estado da Palestina e encontrou-se com os religiosos de Roma.   1. O Papa pediu aos...
ver [+]
A uma janela de Roma
“Multiplicar os gestos diários de veneração e imitação da Mãe de Deus”
O Papa Francisco lembrou as aparições em Fátima. Na semana em que falou da missão da Caritas, o Papa encontrou-se com sete mil crianças e recebeu o líder cubano, Raul Castro. O Vaticano divulgou o roteiro da visita de Francisco ao Equador, Bolívia e Paraguai.
ver [+]
A uma janela de Roma
Presos, doentes e voluntários no centro do Jubileu da Misericórdia
Foram anunciadas iniciativas para o próximo Jubileu da Misericórdia. Na semana em que destacou a coragem dos homens e mulheres que aceitam o desafio do matrimónio cristão, o Papa visitou uma paróquia de Roma e encontrou-se com os Cursilhos de Cristandade.
ver [+]
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES