Papa
A uma janela de Roma
“Rezemos pelos nossos irmãos egípcios mortos por serem cristãos”
O Papa Francisco condenou novo ataque do Estado Islâmico e pediu orações. Na semana em que o Papa dedicou a audiência-geral de quarta-feira aos irmãos, o Vaticano divulgou a mensagem para a Jornada Mundial da Juventude. Antes da criação dos novos cardeais da Igreja, entre os quais D.
ver [+]
A uma janela de Roma
Escolhidos para o serviço da Igreja
O Patriarca de Lisboa recebe este sábado, no Vaticano, o anel e o barrete cardinalício. Na semana em que o Papa voltou a falar de Lampedusa, a Santa Sé publicou um guia para homilias sem "improvisações". Francisco condenou o tráfico de seres humanos e enviou carta aos bispos de todo o mundo.
ver [+]
A uma janela de Roma
Papa pede orações pelas vítimas na Ucrânia
O Papa pediu o fim da “violência fratricida” na Ucrânia. Na semana em que reconheceu o martírio do Arcebispo salvadorenho D. Romero, o Papa celebrou com os consagrados e anunciou nova visita internacional. O Dia Mundial do Doente é celebrado esta semana.
ver [+]
A uma janela de Roma
Papa convida sociedade a superar o “mar da indiferença”
O Vaticano revelou a Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma, onde são propostas três reflexões. Na semana em que voltou a falar da paternidade, o Papa destacou o “exemplo luminoso de vida” da fundadora dos Focolares e apelou ao fim dos combates na Ucrânia.
ver [+]
Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2015
Fortalecei os vossos corações (Tg 5, 8)
Amados irmãos e irmãs, Tempo de renovação para a Igreja, para as comunidades e para cada um dos fiéis, a Quaresma é sobretudo um «tempo favorável» de graça (cf. 2 Cor 6, 2). Deus nada nos pede, que antes não no-lo tenha dado: «Nós amamos, porque Ele nos amou primeiro» (1 Jo 4, 19).
ver [+]
A uma janela de Roma
“Os filipinos estão chamados a ser exímios missionários da Ásia”
O Papa esteve de visita às Filipinas, entre 15 e 19 de janeiro. Presidiu à Missa com a maior participação de cristãos – 6 milhões, segundo as autoridades locais –, celebrou a Eucaristia debaixo de uma tempestade e realizou uma visita surpresa a crianças de rua das Filipinas.
ver [+]
A uma janela de Roma
"Liberdade religiosa é um direito humano fundamental"
Papa Francisco canonizou o primeiro santo do Sri Lanka, o sacerdote goês São José Vaz. Também neste país asiático, o Papa apelou a que todos vivam os “princípios da paz” que se encontram “em cada religião”. Na semana em que recebeu...
ver [+]
A uma janela de Roma
Papa Francisco elogia papel das mães
O Papa lembra que as mães são pouco ouvidas e ajudadas. Na semana em que elogiou o exemplo dos Magos, o Papa Francisco sublinhou que não há futuro sem paz e no primeiro dia no ano 2015 lembrou que “Cristo e sua Mãe são inseparáveis”. Vinte...
ver [+]
A uma janela de Roma
Maternidade e a paternidade são dons de Deus
O Papa encontrou-se com as famílias numerosas. Nos dias de Natal, onde pediu a paz, Francisco falou sobre os males da Cúria Romana, condenou a ação do Estado Islâmico e congratulou-se com o restabelecimento de relações diplomáticas entre Cuba e os Estados Unidos.
ver [+]
A uma janela de Roma
“Cada família pode acolher Jesus”
O Papa lembrou a atitude de acolhimento de Maria e José. Na semana em que os EUA pediram ajuda à Santa Sé a propósito de Guantánamo, o cardeal Oscar Maradiaga esteve em Lisboa, a América Latina celebrou a padroeira e o Vaticano anunciou um consistório para criação de novos cardeais   1.
ver [+]
A uma janela de Roma
“A escravatura é um fenómeno abominável”
Foi publicada a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz. Na semana em que o Papa falou da família, o Vaticano apresentou orientações para Sínodo de 2015. Francisco cumpriu a tradição e prestou homenagem à Virgem Maria e enviou uma vídeo-mensagem...
ver [+]
A uma janela de Roma
Papa espera “abundantes frutos” da viagem à Turquia
O Papa acredita que a viagem que realizou à Turquia pode ter influência no “diálogo com os irmãos ortodoxos”. Na semana em que líderes de várias confissões religiosas assinaram um acordo, no Vaticano, para erradicar a escravatura, teve início o Ano da Vida Consagrada.
ver [+]
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES