Domingo
À procura da Palavra
Cem palavras
Com pouco mais palavras (contando artigos e partículas gramaticais) chegou até nós a parábola que Jesus contou para responder à pergunta: “quem é o meu próximo”! E ficamos “sem palavras” diante dum relato onde cabe a vida toda,...
ver [+]
À procura da Palavra
Manual para a missão
1. Porquê este manual? Porque sofremos de: sintomas de individualismo, apatia, falta de esperança, desencanto connosco próprios e com os outros, ideias de salvação como prémio que não se alcança ou é só para alguns “já santos”, espírito...
ver [+]
À procura da Palavra
Caminho novo
Conheço cada vez mais pessoas que gostam de caminhar. Porque o médico recomendou, porque é bom fazer exercício físico, porque gostam de descobrir novas paisagens, porque saboreiam o silêncio e abrem os ouvidos para outros sons, porque caminham com outros,...
ver [+]
À procura da Palavra
Todos
Este é um tempo de festas e de fins de etapas. Finais do ano escolar, com os exames a confirmar o trabalho de um ano e as notas a premiarem o esforço. Finais de ano pastoral com todas as festas da catequese, Baptismos e primeiras comunhões com sabor a tempo pascal.
ver [+]
À procura da Palavra
Três
Faltam poucos minutos para as três. Da tarde. A hora limite para “dar à luz” estas palavras. E gostaria de criar novas histórias para falar do maior dos mistérios. Maior, porque é fonte e é foz, e n’Ele tudo é claro e é pleno. Mais...
ver [+]
À procura da Palavra
Pequenas flores de jacarandá
Contamos com eles e sempre nos surpreendem. Por entre os prédios, num jardim desconhecido, numa esquina habitual, em grupo ao longe, ou apenas um, a dizer “ergue o olhar!”, florescem os jacarandás de Lisboa em explosões de azul, roxo e lilás.
ver [+]
À procura da Palavra
Missão… em rede
São os últimos momentos de Jesus com os discípulos. Não apenas com os Doze, mas com o “pequenino rebanho” de homens e mulheres com quem viveu intensamente aqueles três anos. Não vai conduzi-los pela mão, nem deixa “manual de instruções” para a missão.
ver [+]
À procura da Palavra
Ensinar e recordar
Partimos cedo para a Praça de S. Pedro. O céu chuvoso e nublado dos últimos dias deu lugar a um azul brilhante, com nuvens brancas de algodão que amenizam a força do sol. O anúncio dos diferentes grupos, que de tantas partes do mundo aqui confluíram, vai desencadeando aclamações.
ver [+]
À procura da Palavra
Como Ele…
As despedidas nunca são fáceis. Pensar que deixamos de ver pessoas, uma terra, realidades que amamos, abre uma fenda dentro de nós. É como se ficasse um pouco do que somos naquele lugar, naqueles corações. E assim me maravilho com os “discursos da despedida de Jesus” que S.
ver [+]
À procura da Palavra
Nem donos, nem patrões…
As imagens de Jesus como “Bom Pastor” tiveram uma grande importância nos primeiros séculos do cristianismo, (basta recordar a sua presença nas catacumbas romanas) pois expressam o cuidado de Jesus pelos seus, o serviço e entrega total até à entrega da sua vida.
ver [+]
À procura da Palavra
Amas-Me?
Com a ressurreição de Jesus mudou tudo. Mas continua a haver ainda tanto para mudar, como nos relembram as explosões que vitimaram mais de 250 pessoas no último dia de Páscoa, no Sri Lanka! Na celebração da vitória da vida sobre a morte, ainda há quem espalhe morte em seu redor.
ver [+]
À procura da Palavra
Caminho de Luz
Estava a ser tão longo aquele caminho de Jerusalém a Emaús. O sol ia alto mas os nossos corações estavam mergulhados em trevas. Como fora possível tudo aquilo? Tinham sido rápidos os acontecimentos e o mundo novo que as palavras e os milagres de Jesus pareciam realizar tinha desmoronado.
ver [+]
Anterior    9.75   10.75   11.75   12.75   13.75   14.75   15.75   16.75   17.75   18.75   19.75   20.75   21.75   22.75   23.75   24.75      Próximo
A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES