Domingo
À procura da Palavra
É preciso
Um dos efeitos nefastos desta pandemia é o receio de tocar. Tocar nas superfícies, nos objectos, no próprio corpo e nos de outros. Tocar para cuidar e por afecto, tocar para comunicar carinho e alegria, para consolar uma dor e estar presente não só por palavras, mas de corpo inteiro.
ver [+]
À procura da Palavra
Jesus dormia
São poucas as referências evangélicas ao sono de Jesus. Não conhecemos o dito popular que “Deus não dorme?” Claro que o seu sentido tem mais a ver com a justiça que pode demorar, mas há-de acontecer. O contraste de Jesus a dormir, serenamente...
ver [+]
À procura da Palavra
Agradecer as sementes
Mesmo sem festas populares este domingo em Lisboa é dia de S. António. Serão próprias da sua festa as leituras nas missas da cidade, ainda que as deste domingo no resto do mundo nos lembrem a sua paixão pela palavra de Deus e a sua sementeira de pregador.
ver [+]
À procura da Palavra
A primeira pergunta
Temos uma relação difícil com as perguntas, não é verdade? Incomodam, desmontam o que parecia tão arrumadinho, desinstalam, levantam o pó, abalam os alicerces, procuram ir mais fundo e mais longe. Transformámos o milagre de ensinar na anestesia de adormecer as perguntas.
ver [+]
À procura da Palavra
Com-viver
Inscrito no coração humano está a marca primordial de que “não é bom que o homem esteja só” (Gen. 2, 18). E podemos escrever a história da humanidade com a sede de relação e comunhão, com os encontros e desencontros entre as pessoas, com a luta para que a solidão não vença.
ver [+]
À procura da Palavra
As flores dos jacarandás
Confesso a minha paixão pelos jacarandás de Lisboa, que explodem em flores por esta altura do Pentecostes, (ainda que alguns, irreverentes, o façam em tempos inesperados…), e peço desde já perdão por compará-los às línguas de fogo, do amor...
ver [+]
À procura da Palavra
Ir e ver
Ensinar e comunicar são missões de grandeza e humildade. Reclamam um trabalho constante e um movimento de ir ao encontro das pessoas. Somos muito pobres quando desvalorizamos o trabalho de professores e comunicadores, transformando-os em burocratas...
ver [+]
Anterior    7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22      Próximo
A OPINIÃO DE
Pe. Alexandre Palma
Quando um dia se escrever a história deste tempo, em algum momento aparecerá a palavra «autenticidade».
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Parece ter chegado ao fim o processo que conduziu à aprovação da lei que legalizou entre nós a eutanásia e o suicídio assistido.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES