Domingo
À procura da Palavra
Vê e vai
Ver é não deixar ficar tudo na mesma. O maravilhamento da beleza ou um retrato do horrível movimentam a alma, abrem caminhos. Ver é comprometer-se. No primeiro relato bíblico da Criação, diz o autor, por sete vezes, que “Deus viu” como tudo era bom.
ver [+]
À procura da Palavra
A glória de servir
O contraste não podia ser maior. Jesus e os discípulos, em movimento para Jerusalém, meta de sofrimento e morte, já três vezes anunciada por Jesus, e eles, surdos às suas palavras, sonhando com toda a glória e poder que esperavam do triunfo do Messias.
ver [+]
À procura da Palavra
Fazer e ser
Nascemos inquietos e curiosos, ansiosos por conhecer e por fazer. As nossas mãos esticam-se no desejo de tocar, de agarrar, de moldar, de dar. Talvez a mão estendida de Adão, que Miguel Ângelo pintou no tecto da Capela Sistina, tenha recebido de Deus, com a vida, o mesmo desejo de criar.
ver [+]
À procura da Palavra
O amor é um caminho...
“... Que se percorre até ao fim”, canta um refrão sul americano. E o caminho torna-se mais importante que o próprio fim, na descoberta da alegria vivida com alguém. Contra a solidão e o egoísmo, o relato bíblico da criação sublinha a vocação comunitária do homem e da mulher.
ver [+]
À procura da Palavra
Por nós e para nós?
Ainda bem que Deus não cobra à humanidade os “direitos de autor” de tudo o que é bom, belo e verdadeiro. Pelo contrário, fez-nos co-criadores de todos os milagres da vida, cuidadores daqueles que não dependem de nós e responsáveis por aqueles que só nós podemos fazer.
ver [+]
À procura da Palavra
No centro
Em qualquer programa escolar estabelecem-se os conhecimentos fundamentais a adquirir e o modo de os ensinar. Podemos ver o itinerário de Jesus com os discípulos pela Galileia, como uma verdadeira escola. Feita de caminho, onde a “matéria” é dita, e de casa, onde é aprofundada.
ver [+]
À procura da Palavra
O Senhor das perguntas
Vivemos num tempo em que fazer perguntas se está a tornar uma coisa rara e pouco incentivada. Não dão jeito as perguntas das crianças, nem as de quem procura verdades mais profundas. O conhecimento tornou-se um consumo (superficial e ao sabor das redes),...
ver [+]
À procura da Palavra
Nem surdos, nem mudos…
Para Deus que se revelou chamando e esperando uma resposta, seria uma desilusão se Adão ou Abraão fossem surdos, e, talvez, mudos! Na maravilhosa complexidade humana, ouvir e falar são modos excelentes de comunicar e entrar em relação. A surdez e a...
ver [+]
À procura da Palavra
Quando o pouco é tudo…
Continuamos a não perceber o jeito de Deus agir e fazer milagres. Gostamos de esperar, sentados ou de joelhos, que Deus faça e nós vejamos a sua omnipotência resolver aquilo que desejaríamos não fosse tarefa nossa. Calamos o seu apelo a escutar quem sofre,...
ver [+]
À procura da Palavra
Descanso,… logo vivo!
Descansamos pouco e mal. Parece sempre um desperdício de tempo, os ritmos exteriores e interiores estimulam e exigem uma contínua actividade, os acidentes e incapacidades físicas e mentais acontecem. Do simples descanso a umas férias retemperadoras, quem...
ver [+]
À procura da Palavra
Nada ter para tudo dar
Os finais de junho e inícios de julho são tempos felizes de ordenações e missas novas. Pelo menos no nosso país, devido aos ritmos escolares e pastorais, estas celebrações têm o sabor de uma igreja em movimento e renovação de servidores. E a liturgia...
ver [+]
À procura da Palavra
Qual o tamanho de Deus?
Um garoto perguntou um dia ao avô: “Qual é o tamanho de Deus?” Indicando ao neto um avião que passava alto no céu, perguntou-lhe o avô: “Qual o tamanho daquele avião que passa lá alto?” “É bem pequenino!”, respondeu o petiz.
ver [+]
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES