Família
Familiarmente
Formação para Agentes de Pastoral Familiar | Turcifal | 2016
A Equipa Diocesana de Pastoral Familiar promove ao longo do ano um conjunto diversificado de iniciativas que procuram complementar e enriquecer o trabalho desenvolvido pelas paróquias. Nesta edição partilhamos testemunhos de quem participou na formação para agentes de pastoral familiar.
ver [+]
Familiarmente
Ser família é…
Convidámos alguns casais da nossa Diocese a refletir sobre o que é para si ser família. Partilhamos as suas ideias…   Ana e Artur: “Ser família é começar a construir uma casa com outra pessoa. É sermos o pilar um do outro, para sustentar o teto.
ver [+]
Dia 8 de maio, na Casa do Gaiato
Convite de D. Manuel Clemente para a Festa da Família
Em plena alegria pascal, convido-vos a todos para a Festa da Família. Este ano, desenrola-se sob o lema: «Viu-o e encheu-se de compaixão», que refere a parábola do Bom Samaritano e a maneira como olhou para aquele homem caído no meio da estrada, e depois o levantou e cuidou dele.
ver [+]
Familiarmente
Testemunho: Em busca da felicidade
Infelizmente não encontrei o “Felizes para sempre” no meu primeiro casamento. Infelizmente vivi o sentimento de “não pertença” durante anos e participei na celebração eucarística comungando espiritualmente porque, por ser divorciada, não o podia fazer de outra forma.
ver [+]
Familiarmente
De pais a avós
É enorme a alegria quando um casal recebe a graça de uma vida nascente, fruto do seu amor e total entrega e são mil projetos que se vão construindo durante o tempo de gestação. Estes nove meses constituem, por si só, um tempo de adaptação a um novo ritmo de vida, com atenções mais repartidas.
ver [+]
Familiarmente
Concurso de coroas de Advento
Agradecemos a generosa partilha de todas as famílias que nos enviaram as suas orações e as fotos das suas coroas de Advento. Nesta edição publicamos a foto de três coroas de Advento que iluminaram o caminho até ao Natal do Senhor.   Da manjedoura ao...
ver [+]
Concurso de coroas de Advento 2015
O Sonho missionário de levar a luz de Cristo a todas as famílias
Com o objetivo de promover a preparação em família da celebração do nascimento de Cristo, o setor da Pastoral da Família do Patriarcado de Lisboa promove um concurso de coroas de Advento, sob o título “O Sonho missionário de levar a luz de Cristo a todas as famílias”.
ver [+]
Familiarmente
Batem à porta…
Enquanto a Europa anda distraída com o drama que se vive dentro e fora das suas fronteiras, convém trazer à memória a história de uma Família de refugiados que, há mais de 2000 anos, também foi obrigada a fugir da Sua terra e procurar um lugar mais seguro para viver.
ver [+]
XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos
A família na ordem do dia
Todos fomos ouvidos, pronunciámo-nos sobre as mais diversas questões acerca da família porque precisamos de esperança para prosseguir na vida com a coragem da fé: e agora (de 4 a 25 do corrente mês de Outubro) decorre em Roma o Sínodo dos Bispos, que...
ver [+]
Familiarmente
CRÓNICA do OESTE – A Pesca
Nestes dias longos de Verão, nos passeios à beira-mar, cruzamo-nos com muitos pescadores que esperavam uma sarda ou um robalo, ou do que viesse à linha… Lembrei-me das palavras de Jesus para Simão e seu irmão André quando lançavam as redes ao mar:...
ver [+]
Familiarmente
Viver um retiro em família
Nos dias 27 e 28 de Junho estivemos em retiro de famílias no centro diocesano de espiritualidade do Turcifal. Sob o tema “Ser uma melhor família: transformar crises em oportunidades”, neste retiro encontraram-se pais, filhos e avós num espaço de oração e de diversão em família.
ver [+]
Familiarmente
Como viver com vocações diferentes...
O concretizar um sonho é sempre o pensamento de um rapaz ou de uma rapariga. Foi o que se passou connosco, pais de dois meninos, Rui e Bruno. Casámos há trinta e três anos e graças a Deus que temos estes dois filhos maravilhosos (de 2010 para cá passou a ser “três”).
ver [+]
Anterior    1   2   3   4   5   6   7   8   9   10      Próximo
A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES