Na Tua Palavra
D. Nuno Brás
O “lado certo” do progresso
Ouvimos muitas vezes a expressão: “precisamos de estar do lado certo do progresso”. É uma daquelas frases que se dizem, com a qual todos parecem concordar, mas na qual poucas pessoas pensam. Que significa, ao certo, isto de estar do “lado...
ver [+]
D. Nuno Brás
Para o Senhor ou com o Senhor?
No final de mais um ano pastoral – o primeiro em que a diocese de Lisboa procurou que a sua vida fosse animada pelos objectivos traçados pelo recente Sínodo diocesano –, vale a pena olhar para trás e perguntar-nos o que significou mais este ano de caminhada sinodal.
ver [+]
D. Nuno Brás
Deus com rosto de homem
Há dias li a notícia de que uns “cientistas”, psicólogos da Universidade da Carolina do Norte, “reconstruíram o que os americanos pensam que é o rosto de Deus”. O método foi muito simples (ainda que tenha sido classificado como “nova técnica”.
ver [+]
D. Nuno Brás
Fé cristã e ciência
É claro que, por si mesmas, fé cristã e ciência não se contradizem. Como é que Deus e o caminho para O encontrar poderiam entrar em contradição com o estudo da realidade que Ele criou? Aliás, a ciência como realidade sistemática e teorizada nasceu e deu frutos na civilização ocidental cristã.
ver [+]
D. Nuno Brás
Ídolos vazios
No passado dia 8 de Junho o mundo foi surpreendido com a notícia da morte de Anthony Bourdain. Era um “chef” de cozinha, autor de livros e de programas de televisão. Tinha o mundo a seus pés. Mas este mesmo mundo também o conduziu à droga,...
ver [+]
D. Nuno Brás
Deus é notícia?
Faz parte do modo de pensar da esmagadora maioria dos profissionais da comunicação a convicção de que o acontecimento religioso – a não ser que seja, de uma qualquer forma, envolvido em escândalo – é irrelevante para a esfera pública da vida.
ver [+]
D. Nuno Brás
Que pegada?
Nos últimos tempos é frequente ouvirmos falar da “pegada ecológica”. Trata-se da marca que cada um de nós, cada empresa ou instituição deixa atrás de si ao usar os recursos naturais do planeta. Com efeito, ao nosso dispor não se encontra um infinito de recursos naturais.
ver [+]
Anterior    1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49      Próximo
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
«A Anunciação a Maria» de Paul Claudel (1868-1955), traduzida para português por Sophia de Mello Breyner...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Decididamente, a história de São Marcos Kitien Siang não é comum. De certo modo, este toxicodependente...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES