Na Tua Palavra
D. Nuno Brás
Com oração e trabalho
“É possível, com oração e trabalho”. Esta frase escutei-a eu um dia a D. António Francisco dos Santos, já nessa altura bispo do Porto, não como uma simples receita previamente confeccionada, mas como testemunho de uma realidade vivida na diocese de Aveiro.
ver [+]
D. NUNO BRÁS
“Todos” significa “todos”!
O drama do cristianismo europeu contemporâneo é que se foi acomodando ao modo de ser do mundo. Esse é sempre o drama dos cristãos, em qualquer tempo e lugar. O cristianismo nunca foi uma fuga do mundo mas uma persistente proposta de conversão. Por um lado, não podemos deixar de estar no mundo.
ver [+]
D. NUNO BRÁS
Que cristianismo?
Nas leituras destas férias encontrei um estudo, já algo antigo (2005), realizado por dois sociólogos (Christian Smith e Melinda Denton) sobre um universo diversificado no que toca ao meio social e ao pano de fundo religioso, acerca da vida religiosa e espiritual dos adolescentes dos Estados Unidos.
ver [+]
D. Nuno Brás
Notícias falsas
Está na moda (e bem) a preocupação com as “notícias falsas” (as “fake news”, como agora se costuma dizer – em inglês, que parece melhor). Com a chegada dos “smartphones” (telefones inteligentes) – quero...
ver [+]
D. Nuno Brás
A crise da Igreja
Hoje tornou-se um lugar comum falar da crise da Igreja. Uns gostariam que fosse mais progressista. Outros que fosse mais conservadora. Uns que lhes resolvesse o problema concreto da sua vida. Outros que se pronunciasse de um modo mais geral, tão geral que todos se pudessem rever nas suas afirmações.
ver [+]
D. Nuno Brás
Atrofiados?
Eu sei que os programas de televisão são todos eles artificiais, montados para dar a parecer que são espontâneos sem o serem, e que as pessoas que ali parecem estar a viver uma grande surpresa estão, no fim de contas, apenas a representar um papel. Mas...
ver [+]
D. Nuno Brás
Facilidade
No nosso tempo, nascemos habituados a que nos facilitem a vida. Todos os caminhos se abrem diante de nós, desde crianças. A escola é um jogo. Um choro, e a vontade do “príncipe” é realizada. Depois são as marcas da moda, os smartphones e os computadores.
ver [+]
Anterior    1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52      Próximo
A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES