Lisboa |
Sínodo dos Bispos
Fase diocesana inicia a 25 de outubro
<<
1/
>>
Imagem

Numa carta dirigida às comunidades cristãs de Lisboa, o Cardeal-Patriarca anunciou que a fase diocesana do Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa Francisco, vai ter início nesta segunda-feira, dia 25 de outubro, às 17h30, na Sé Patriarcal. A celebração, que coincide com a solenidade da dedicação do templo, vai ser transmitida, em direto, pelo site e redes sociais do Patriarcado. “A experiência que fizemos no Sínodo diocesano de Lisboa (2014-2016) acentuou esta verdade e a principal opção prioritária que as suas conclusões indicaram foi exatamente a ‘promoção de dinâmicas sinodais’”, lembrou D. Manuel Clemente, apelando ao “empenho” da diocese nesta caminhada. “Nenhum de nós pode ser cristão só por si, mas sim com os outros e para os outros”, recordou.

Em entrevista recente ao Jornal VOZ DA VERDADE, o coordenador diocesano do processo sinodal, cónego Rui Pedro Carvalho, salientou que o primeiro objetivo é a escolha dos coordenadores locais, para “agilizar” toda a caminhada. A segunda etapa passa “pela formação” destes responsáveis locais, segundo o cónego Rui Pedro, a que se seguem “as reuniões nas comunidades locais, em grupos pequenos, de seis, sete, oito pessoas, com base nas perguntas que vêm no Vademecum”. O coordenador local fará então “uma síntese paroquial, de não mais de duas páginas”, que enviará para o secretariado diocesano que, “com base nessas respostas, fará uma primeira síntese”, a apresentar na assembleia diocesana pré-sinodal, em março do próximo ano. “Deste encontro sairá um documento, de dez páginas, com a síntese final [do Patriarcado de Lisboa] para enviar para a Conferência Episcopal Portuguesa”, esclareceu o coordenador diocesano.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES