Juventude |
Dia 21 de novembro
Jornada Diocesana da Juventude
<<
1/
>>
Imagem

A Jornada Diocesana da Juventude é sempre um momento muito esperado pelos jovens da Diocese de Lisboa. Esta é uma oportunidade de encontrarmos jovens de todas os lugares da nossa diocese.

Em Março de 2020, vimos a JDJ a ser o primeiro evento cancelado na nossa diocese devido à pandemia. Se por um lado tínhamos sonhado com este encontro dos jovens com o seu bispo, por outro lado impunha-se a segurança de todos.

Já no início deste ano vivemos a JDJ num espírito diferente: relembramos a importância do encontro, sorrimos com as memórias criadas e tivemos como catequista o D. Manuel. Ali lançámos o desafio para o que aí vem: a JDJ volta a ser um lugar de encontro presencial no próximo dia 21 de novembro.

Esta foi uma proposta do Papa Francisco que, no momento de entrega dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude à delegação portuguesa, em Roma, intuiu que o Dia Mundial da Juventude passasse a ser celebrado no Domingo de Cristo Rei, passados 35 anos da sua instituição pelo Papa João Paulo II.

É neste contexto que surge o nosso convite a todos os jovens da nossa Diocese, que venham encontrar-se entre si e os seus bispos, animados com o tema “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!” (cf. At 26, 16). Queremos que este dia possa ser um tempo novo, sinal de esperança e de alegria para todos, pois como nos diz o Papa Francisco na sua mensagem para este dia: “quando um jovem se levanta, é como se o mundo inteiro se levantasse. Queridos jovens, que grande potencialidade tendes nas vossas mãos!”

Seguindo o exemplo do apóstolo Paulo, que tendo sido verdadeiramente transformado pelo encontro com Jesus, testemunhou as obras que Cristo começou a realizar em si, também nós recebemos a missão de nos levantar e ser suas testemunhas.

Junta o teu grupo de jovens, convida os teus amigos, chama os colegas de escola ou da faculdade ou do trabalho: esperamos por todos os jovens dos 14 aos 30 anos, em Queluz, no dia 21 de novembro, para um dia de partilha, testemunho, oração, missão, encontro e cultura. Há quanto tempo desejávamos este momento! Inscreve-te através do QR Code que partilhamos para que possas fazer parte deste encontro!

Começaremos pelas 9h30 com um momento para despertar, pelas 10h30 teremos os ateliers de partilha sobre os temas da mensagem do Papa Francisco, seguido da Eucaristia presidida pelo D. Manuel, pelas 12h30. No momento da tarde, teremos um tempo de missão e anúncio e terminamos o nosso dia com um concerto testemunhal do Matay.

A nossa presença será visível através da camisola oficial da JDJ que poderás encomendar desde já ou adquirir no dia da JDJ! Esperamos por ti! Não deixes de te pôr a caminho!

texto por Patrícia Doro; foto por Nuno Lucena Batista
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES