JMJ Lisboa 2023 |
JMJ Lisboa 2023: jovens do Algarve entregam Cruz peregrina e Ícone à Diocese de Beja
Peregrinação dos símbolos “tem sido uma festa”
<<
1/
>>
Imagem

Os jovens da Diocese do Algarve entregaram à Diocese de Beja a Cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que estão a percorrer o país.

Após uma peregrinação e vigília no Santuário da Mãe Soberana, em Loulé, no passado dia 26 de novembro, o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 considerou que a chegada e partida dos símbolos, em cada diocese portuguesa, constitui uma oportunidade de “começar de novo” na preparação do encontro de jovens de todo o mundo com o Papa, em Lisboa. “Relançar é a palavra certa. Vamos ter 21 ‘relançamentos’ ao longo destes meses que nos levarão até Lisboa, em agosto de 2023. A chegada e a partida dos símbolos em cada diocese dão-nos a frescura de começar de novo”, frisou D. Américo Aguiar, em declarações à Agência Ecclesia. Esta foi a última celebração dos jovens algarvias juntos dos símbolos, e contou com a presença de alguns membros do Comité Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. No dia seguinte, 27 de novembro, sábado, os jovens do Algarve entregaram a Cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora ‘Salus Populi Romani’ à juventude da Diocese de Beja, em Mértola. Para D. Américo Aguiar, a peregrinação dos símbolos “tem sido uma festa” e “começa a contagiar os portugueses para o que será o acolhimento do Papa Francisco e da juventude do mundo inteiro, em agosto de 2023”.

Constatando que já aconteceram “falsas partidas” na preparação da JMJ de Lisboa, por causa da pandemia, o prelado garantiu que “tudo está a acontecer”, nomeadamente os contactos com as autarquias de Lisboa e Loures e o grupo de trabalho do Governo, assim como com “potenciais mecenas” e com famílias que possam acolher jovens, em 2023. “Dentro de algum tempo, as famílias das Dioceses de Lisboa, Santarém e Setúbal serão contactadas para se disponibilizarem a acolher jovens em suas casas”, revelou.

Este responsável acredita que “a Jornada de Lisboa vai ser das mais participadas de sempre”. “Há um desejo dos jovens do mundo inteiro se encontrarem uns com os outros para participar em acontecimentos deste género e, se situação pandémica em 2023 for já uma história do tempo difícil que vivemos, acredito que a nossa Jornada será muitíssimo participada”, desejou D. Américo Aguiar.

fotos por Folha do Domingo/Samuel Mendonça
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES