Lisboa |
Cáritas de Lisboa
Patriarcado tem mais seis novas Cáritas Paroquiais
<<
1/
>>
Imagem

O presidente da Cáritas Diocesana de Lisboa anunciou a criação de mais seis Cáritas Paroquiais na diocese. “No final do último trimestre de 2021, gostaria de realçar o trabalho que continuamos a desenvolver junto das paróquias, nomeadamente o da constituição de grupos de ação sócio caritativa. E é com muita alegria, como resultado desta atividade, que atestamos a constituição de seis novas Cáritas Paroquiais (Silveira, Lumiar, Damaia, Arranhó, Turquel e Évora de Alcobaça), ocorrida entre outubro e dezembro, alargando, desta forma, a Rede Cáritas do Patriarcado”, escreveu Luís Macieira Fragoso. Este responsável destacou também a realização do Conselho-Geral da Cáritas Portuguesa que foi acolhido, “pela primeira vez”, pela Cáritas Diocesana de Lisboa. “De forma inédita, o programa dos trabalhos das vinte Cáritas Diocesanas com a Cáritas Portuguesa tornou possível a inclusão das Cáritas Paroquiais do Patriarcado, tendo a grande adesão das mesmas resultado numa verdadeira expressão do conceito e vivência da Rede Cáritas”, considerou.

Nesta reflexão sobre o ano 2021, o presidente da Cáritas de Lisboa lembrou a “crise sanitária de grandes proporções”, que “obrigou a que fossem retomadas medidas de contenção” que afetaram “gravemente” muitos setores da economia. “Neste contexto, fomo-nos dando conta que as paróquias e as instituições caritativas estão muito mais adaptadas e preparadas para uma resposta mais autónoma às consequências sociais da COVID, o que fez com que os apoios disponibilizados pela CDL (para além da linha de ‘Apoio Cáritas Lisboa’) se fizessem sobretudo através da entrega de ‘tickets refeição’ às paróquias, confirmando, esta estratégia, a discrição nas pessoas que os recebem e a sua flexibilidade”, apontou Luís Macieira Fragoso, desejando que neste novo ano 2022 seja possível “viver uma vida próxima do normal” e “voltar aos contactos regulares diretos com os párocos e comunidades paroquiais”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES