Lisboa |
15.º Patriarca de Lisboa
Editada a primeira longa biografia de D. António Ribeiro
<<
1/
>>
Imagem

A Universidade Católica Editora publicou a primeira longa biografia de D. António Ribeiro, Patriarca de Lisboa entre 1971 e 1998, da autoria de Paula Borges Santos.

‘Dom António Ribeiro’ é o título da obra, que foi apresentada no dia 11 de janeiro. “Trata-se de uma biografia pastoral, que avalia a sua identidade religiosa e atividade eclesial no quadro do catolicismo nacional e internacional, bem como a ativa intervenção que teve no espaço público sobre uma diversidade de matérias, relacionadas com os acontecimentos político-sociais mais importantes do último quartel do século XX português”, refere um comunicado.

O livro apresenta “uma massa de documentação inédita e diversificada, recolhida em diversos arquivos nacionais e internacionais, incluindo o arquivo pessoal de D. António Ribeiro”. “Detalha a sua formação, explica a sua carreira eclesiástica e ascensão à proeminência de cardeal patriarca, discutindo o papel que teve na receção do Concílio Vaticano II em Portugal e o seu elevado protagonismo nas reconfigurações das relações da Igreja Católica nacional e do Vaticano com o Estado português”, salienta a nota.

Investigadora principal do Instituto Português de Relações Internacionais, da Universidade Nova de Lisboa, Paula Borges Santos é professora auxiliar convidada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. A edição da biografia conta com apoio da Fundação Maria Amélia de Mello e coincide com a celebração do 50.º aniversário da entronização de D. António Ribeiro como Patriarca de Lisboa.

Informações: www.uceditora.ucp.pt

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES