JMJ Lisboa 2023 |
Símbolos da JMJ peregrinaram por Angola, Polónia e Espanha
Peregrinação gera “grande expectativa”
<<
1/
>>
Imagem

Antes de iniciarem a peregrinação pelas dioceses de Portugal – que começou em novembro de 2021, pelo Algarve –, a Cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora ‘Salus Populi Romani’ passaram por Angola, Polónia e Espanha, numa viagem que provocou muita alegria entre os jovens e deixou o desejo de reencontro, em agosto de 2023, em Lisboa.

 

Jovens angolanos ‘vibram’ com presença dos símbolos

A pandemia fez encurtar o percurso previsto dos símbolos pelo continente africano, mas não abrandou a alegria de quem os recebeu nas suas dioceses. Em Angola, o testemunho do diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, padre Filipe Diniz, dava conta de um “pulsar, uma vontade” de os jovens participarem na JMJ Lisboa 2023. No final daquela peregrinação, que decorreu entre 8 de julho e 18 de agosto de 2021, o Bispo de Cabinda e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, Vocações, Pastoral Universitária e Escutismo, da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, D. Belmiro Chissengueti, revelou que mais de 600 jovens angolanos já se tinham candidatado a participar na jornada que vai decorrer em Portugal.

 

Regresso a 1991

Depois de regressados a Portugal, os símbolos rumaram, através da fronteira de Vilar Formoso, até à Polónia. O responsável pela Pastoral Juvenil na Conferência Episcopal Polaca, D. Marek Solarczyk, agradeceu a “oportunidade” e salientou a “grande expectativa” na realização da JMJ Lisboa 2023.

A peregrinação dos símbolos neste país decorreu entre 21 de agosto e 1 de setembro de 2021, mas o dia 26 de agosto ficou marcado por uma paragem especial. Após 30 anos (1991) da realização da JMJ naquele santuário mariano de Czestochowa – padroeira da Polónia, os símbolos visitaram aquele local, precisamente no dia em que a Igreja na Polónia celebrou a solenidade da sua padroeira.

 

“Igreja sinodal”

Entre 5 de setembro e 29 de outubro, os símbolos continuaram viagem, desta vez por dioceses espanholas. Nessa ocasião, o padre Raúl Tinajero, responsável pela Pastoral Juvenil na Conferência Episcopal Espanhola (CEE), destacou o “caminho conjunto” que Portugal e Espanha estão a fazer na preparação da JMJ, que tem na peregrinação dos símbolos um momento importante, e que “terá outro grande momento” na Peregrinação Europeia de Jovens, em Santiago de Compostela, em agosto de 2022, e o “momento mais importante”, em Lisboa, em 2023.

No dia 29 de setembro, a cruz e o ícone mariano visitaram a sede da CEE, em Madrid, com o seu presidente, cardeal Juan José Omella, a sublinhar a comunhão entre os dois países na preparação da jornada.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES