Lisboa |
Dia do Consagrado, na Sé de Lisboa
Caminhar com os jovens rumo à JMJ
<<
1/
>>
Imagem

A celebração do Dia do Consagrado (2 de fevereiro) no Patriarcado de Lisboa ficou marcado pelo convite que o Bispo Auxiliar D. Joaquim Mendes deixou aos religiosos e às religiosas, tendo como horizonte a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

“O caminho de preparação para a JMJ 2023 é uma oportunidade de partilhar com os jovens os sonhos, a sabedoria e experiência dos anos, caminhando com eles, ajudando a construir um mundo melhor sob impulso sempre novo do Espírito Santo”, desafiou o prelado, na celebração a que presidiu, na Sé de Lisboa. Na presença de consagrados e consagradas de diversas congregações e institutos religiosos presentes na diocese, o Bispo Auxiliar de Lisboa sublinhou o “dom da vida consagrada”. “O primeiro sentimento que gostaria de partilhar convosco é de ação de graças pelo dom da vida consagrada, pelo seu serviço à Igreja, ao Evangelho, ao povo de Deus, em tantas expressões, como a educação, o serviço dos pobres, o acompanhamento das crianças, dos jovens, das famílias, dos idosos, dos doentes, a evangelização…”, lembrou D. Joaquim Mendes, convidando a “um olhar de fé e de esperança sobre o futuro da vida consagrada”.

Nesta celebração do Dia do Consagrado, o Bispo Auxiliar de Lisboa apontou ainda a importância da “fidelidade criativa”. “Que o Espírito Santo nos conceda um olhar lúcido, profundo e evangélico sobre o mundo atual e os seus desafios, sobre as nossas obras e os nossos projetos apostólicos, sobre o nosso futuro, sobre a nossa missão na Igreja e no mundo. Que o Senhor nos conceda a graça de uma fidelidade criativa alicerçada nas nossas raízes, aberta ao discernimento do que o Senhor espera e deseja de nós, hoje”, terminou.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES