JMJ Lisboa 2023 |
Caminho de preparação da JMJ Lisboa 2023
Jovens de Lamego mobilizam-se rumo à JMJ
<<
1/
>>
Imagem

A Diocese de Lamego deu o “pontapé de saída” presencial no caminho de preparação da JMJ Lisboa 2023, com um encontro que reuniu mais de meio milhar de jovens, no Domingo, 20 de fevereiro, na Sé daquela diocese. Como explica o responsável do COD de Lamego, padre Luís Rafael, “a partir de agora, temos que agarrar isto com unhas e dentes, porque há pressa no ar!”. Para trás, ao longo de dois anos, fica a preparação que foi sendo feita numa “lógica mais paroquial, local”, e com forte adesão dos jovens à proposta do itinerário de preparação para a JMJ ‘Rise Up’.

Apesar de esta ser uma diocese marcada pela saída de muitos jovens para o litoral, para seguirem os estudos, o padre Luís Rafael assegura que isso não afasta o “comprometimento” dos jovens presentes, que se “sentem envolvidos nesta dinâmica juvenil”. “Acreditamos que a grande maioria vai estar envolvida na preparação da JMJ” e “são esses que queremos levar a Lisboa”, afirma o responsável pelo COD de Lamego, assegurando igualmente o envolvimento das paróquias, com “toda a gente” disponível para “acolher os peregrinos que vêm de fora” para participar nos ‘Dias nas Dioceses’.

A jovem Cláudia Dias, de 22 anos, considera que o tempo de preparação é cada vez mais curto, mas, com “todos juntos”, será possível “chegar a bom porto”, considera. “Vai ser muito bom partilharmos aquilo que faz parte das nossas tradições”, indicou esta jovem da paróquia de Vila da Ponte, não escondendo a “ansiedade” pelo grande encontro mundial.

Neste encontro, foi inaugurado um ‘outdoor’ de promoção à JMJ Lisboa 2023, localizado no centro da cidade de Lamego, do lado direito da escadaria do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.

 

________________

 

CODs preparam iniciativas para chegar a todo o país

A paróquia de Cernache do Bonjardim, no Arciprestado da Sertã, recebeu, no dia 21 de fevereiro, o encontro mensal dos responsáveis dos CODs, onde se começaram a selecionar “iniciativas, de vários âmbitos”, com o objetivo de promover a JMJ Lisboa 2023 “no país inteiro”, explica a coordenadora do encontro, Ausenda Pires. Segundo esta responsável, estes encontros “vão fazendo com que nos conheçamos melhor e ganhemos maior confiança com todos”, e isso destaca-se na “vontade de trabalhar” em prol da JMJ, assegura Ausenda Pires.

Para a responsável pelo COD da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, irmã Fernanda Luz, a preparação deste encontro e a peregrinação dos símbolos pela diocese – a decorrer atualmente –, vão mostrando que “os jovens estão a aderir muito bem” à dinâmica da JMJ. “Nas diferentes paróquias, vão aparecendo jovens curiosos e com vontade de irem aderindo. Agora, resta-nos o desafio de não os largarmos”, refere a religiosa.

 

________________


Oliveira assinala preocupação ecológica

O COL da JMJ Lisboa 2023 e o Grupo de Projeto da Jornada Mundial da Juventude assinalaram a preocupação ecológica na organização do encontro, através da plantação de uma oliveira no jardim exterior da sede da JMJ, no espaço da antiga Manutenção Militar, no Beato, em Lisboa. A iniciativa decorreu no dia 15 de fevereiro e contou com a participação do presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, e do coordenador do Grupo de Projeto, José Sá Fernandes.

O gesto de plantação da oliveira foi observado atentamente pela gata ‘Jornada’ – como é chamada a nova residente da sede do COL da JMJ Lisboa 2023, no Beato.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES