Cáritas de Lisboa |
Cáritas Paroquial de Famalicão da Nazaré
Um projeto de intervenção social e humanitária
<<
1/
>>
Imagem

A Cáritas Paroquial Nossa Senhora da Vitória de Famalicão foi fundada por um grupo de 7 pessoas, todas residentes na freguesia de Famalicão da Nazaré. Surge, em 2019, de um convite do Padre Paolo, então Prior da Paróquia de Nossa Senhora da Vitória de Famalicão. Foi oficialmente reconhecido pela Cáritas Diocesana de Lisboa (CDL), em dezembro de 2019, como Cáritas Paroquial Nossa Senhora da Vitória.

 

Alicerçada num diagnóstico sobre a situação dos habitantes da nossa freguesia com mais dificuldades, conseguido através de uma recolha de informação credível, a nossa missão, como projeto de intervenção social e humanitária, tem por principal foco melhorar as condições de vida dos mais desfavorecidos através de iniciativas que sejam ao mesmo tempo expressão do “Voluntariado de proximidade” e suas difusoras.

Desde a sua fundação, até ao momento presente, a nossa Cáritas Paroquial apoiou cerca de 24 famílias, o correspondente a 57 pessoas, aproximadamente. A ajuda faz-se através da distribuição de cabazes alimentares, de “tickets restaurant”, de vestuário e de artigos para casa, entre outros.

Trabalhamos em rede com o apoio direto da CDL, do Centro Social e da Junta de Freguesia de Famalicão da Nazaré. Temos vindo a contar também com a colaboração de empresas locais, nomeadamente do Atelier do Doce (Alcobaça) e da Calimenta (Caldas da Rainha), que generosamente nos doam bens de primeira necessidade. Em 2021, recebemos da Calimenta uma quantia elevada de calda de tomate que acabámos por partilhar por grupos da Rede Cáritas.

Nestes últimos tempos, recebemos formação da CDL sobre o “voluntariado de proximidade” e produzimos um vídeo de apresentação do nosso grupo.

Fizemos uma recolha de mantas em parceria com a Proteção Civil Municipal da Nazaré, distribuímos roupas, brinquedos, livros e material escolar às famílias carenciadas. Em parceria com os jovens da Catequese da Adolescência da paróquia, antes e durante a pandemia, preparámos e distribuímos cabazes alimentares, com postais personalizados. Cedemos 7 computadores para a criação do Espaço Cáritas, na Biblioteca do Agrupamento de Escolas da Nazaré, e outros 2 para a dinamização de atividades diurnas com os idosos no Espaço Nós, do Centro Social da Freguesia de Famalicão. Colaborámos com a campanha 10 Milhões de Estrelas, com a venda de velas pela paz, e no âmbito da Campanha, “Vamos Ajudar a Ucrânia”, fizemos uma recolha e envio de alimentos e roupa. Por último, também estivemos envolvidos com o Peditório Nacional Cáritas, com pessoas à saída da celebração das eucaristias e durante a semana, no território da Junta e no Centro Social da Freguesia de Famalicão.

Desejamos continuar a realizar estas, como outras iniciativas, e por isso estamos neste momento a criar uma Bolsa de Voluntariado Cáritas, através do recrutamento de novos voluntários de proximidade para apoio direto às famílias em pequenas obras e reparações habitacionais (carpintaria, pintura, canalização, eletricidade, aplicação de revestimentos…), apoio social e psicológico e nas normais tarefas diárias (compras, acompanhamento a consultas, ida ao cabeleireiro…).

A Cáritas Paroquial está sediada no 1º andar do Centro Pastoral da Paróquia de Famalicão, tendo a seu uso 3 salas: uma para reuniões e atendimento ao público, outra para o acondicionamento de alimentos e artigos de higiene (para elaboração dos cabazes) e a terceira, a loja social, para recolha, organização e distribuição gratuita de roupa.

texto e fotografias: Cáritas Paroquial de Famalicão da Nazaré

 

Contactos

Ana Paula Mateus Bento Costa (Coordenadora)

Tel.: 939 239 146

Email caritasparoquialfamalicaonzr@gmail.com

 

_________________


Nova Direção CDL

Sem que tenha tido, no Patriarcado, por razões ainda de pandemia, uma vigararia ou uma paróquia como ponto de convergência, à imagem precisamente de anos anteriores, a organização e celebração da Semana Nacional Cáritas de 2022 fizeram-se disseminadamente, sobretudo nas paróquias com Cáritas ou Grupos Paroquias de Ação Social (GPAS) acompanhados pela CDL.

A Semana abriu no dia 12 de março com um Concerto Solidário, no Capitólio (Parque Mayer, Lisboa). Sucederam-se apresentações da missão da Cáritas às comunidades locais e grupos paroquiais, momentos de formação, de encontro de famílias, de escuta de migrantes, de mobilização dos jovens e criaram-se espaços de oração, de convício e de partilha de bens. No dia 17, a Caritas Portuguesa dinamizou uma apresentação pública do relatório Cares da Cáritas Europa, ocorrida na paróquia de São Julião da Barra (Oeiras). No Dia Caritas por excelência (20 de março), a CDL esteve na Igreja de Santa Isabel para a celebração da Eucaristia, presidida por D. Manuel Clemente, e para a tomada de posse dos Novos Órgãos Sociais CDL para os próximos 4 anos.

A Semana Nacional teve por tema “O Amor que Transforma”, e permanece sua profunda e comprovada convicção que só mesmo pela Caridade será o exercício da justiça capaz de aliviar e de resolver a desigualdade e pobreza que hoje separam milhares de pessoas e famílias, alcançando a justiça, desta forma, uma maior e mais perfeita expressão de si mesma.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES