CNE Região de Lisboa |
Núcleo Moinhos de Vento
Dos moinhos à vivência escutista
<<
1/
>>
Imagem

Nos concelhos de Loures e Odivelas encontramos o Núcleo Moinhos de Vento, um dos sete da Região de Lisboa. A data oficial do nascimento do Núcleo é 5 de maio de 1997. Desde então, o primeiro sábado de maio, é festejado o aniversário de Núcleo, com o Dia de Núcleo, celebrado anualmente numa atividade na área paroquial de cada um dos Agrupamentos.

 

O Núcleo Moinhos de Vento, um dos sete da Região de Lisboa, nasceu com os dez Agrupamentos do Concelho de Loures: 69 - Odivelas, 495 - Sto. António dos Cavaleiros, 582 -Moscavide, 594 - Camarate, 775 - Bucelas, 879 - Póvoa de Stº Adrião, 895 - S. João da Talha, 905 - Sacavém, 1023 S. - Julião do Tojal e 1100 - Moscavide, este último Marítimo, em Formação.

A primeira atividade do futuro Núcleo acontece em março de 1986, com a participação dos dez Agrupamentos. Culminou num passeio fluvial pelo Rio Tejo, a bordo de um Cacilheiro. Durante a viagem, foram votadas as propostas para escolher o nome do Núcleo, o lema, o logotipo, a mascote e o hino.  O nome, Moinhos de Vento, representativo dos moinhos que abundavam nesta região saloia, o lema “Crescer Unidos” e a mascote foi escolhido o burro Lourenço, que era a preciosa ajuda de cada moleiro, a junção do Concelho de Loures e o Lenço escutista.

O primeiro Acampamento de Núcleo, ainda em formação, acontece em outubro de 1996, no Parque Municipal do Cabeço de Montachique, Loures.

A data oficial do nascimento do Núcleo é 5 de maio de 1997. Desde então, o primeiro sábado de maio é festejado o aniversário de Núcleo, com o Dia de Núcleo, celebrado anualmente numa atividade na área paroquial de cada Agrupamento.

Em 1998 é formado o Concelho de Odivelas, da então zona sudoeste do concelho de Loures, passando o Núcleo a ter Agrupamentos em dois Concelhos. No 8º Aniversário, em 2005, tivemos a presença do Chefe Nacional Luís Lidington da Silva, que homenageou e condecorou o então Assistente de Núcleo Padre José Reis. Em 2006 o Núcleo participou na Peregrinação Nacional a Fátima, para a abertura das celebrações do Centenário do Escutismo, estando o Núcleo responsável pela recitação do Santo Terço e coro, na Capelinha das Aparições.

Em 2013 é criada a Freguesia do Parque das Nações, Concelho de Lisboa e em 2014 nasce a Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, onde está filiado o Agrupamento 1100 - Parque das Nações. O Núcleo abrange assim três concelhos.

No 20º Aniversário, foi recriada a viagem pelo Rio Tejo, agora com mais de 500 escuteiros, num total de 14 Agrupamentos, juntando-se assim os 1177 Famões, 1216 Pontinha, entretanto extinto, 1242 Ramada, 1243 Bobadela, 1287 Portela, 1349 Santa Maria de Loures e o Agrupamento em Formação de S. Pedro de Lousa

Em outubro de 2018 é filiado o Agrupamento 1401 - S. Pedro de Lousa, passando assim a existirem 15 Agrupamentos no Núcleo. Em 2019 o Conselho de Núcleo aprova a criação do Patrono de Núcleo, São Lourenço. Destacam-se alguns Chefes de Núcleo desde a sua fundação, a saber: José Augusto Joaquim, Maria Clara Oliveira, Pedro Vieira, António Soeiro e Hugo Lamas. Assistentes de Núcleo desde a sua fundação: Padre José Reis, Padre Alberto Gomes e Padre Francisco Inocêncio.

Os tempos de pandemia trouxeram as dificuldades que todos conhecemos e ainda vivemos. Escuteiros sem atividades presenciais, reuniões em formato digital, atividades sem nos podermos juntar, impossibilidade de acampar. O Sistema de Patrulhas a ser gerido com adaptações, com cada Lobito, Explorador ou Moço, Marinheiro ou Pioneiro, Caminheiro ou Companheiro ou Dirigente a superar com enorme força de espírito as dificuldades para que todos possamos continuar a preparar e fazer atividades e continuarmos a deixar o mundo um pouco melhor. O Núcleo Moinhos de Vento continua a crescer unido.

 

Sabia que...

Pode saber mais sobre o Núcleo Moinhos de Vento em:

facebook.com/NucleoMoinhosDeVento

instagram.com/nucleomoinhosdevento

texto por José Basílio
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES