Lisboa |
Pedido do coordenador diocesano do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade
“Acompanhar a Assembleia Diocesana Pré Sinodal através da oração”
<<
1/
>>
Imagem

O coordenador diocesano do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade convidou “toda a diocese” a acompanhar, “através da oração”, os trabalhos da Assembleia Diocesana Pré Sinodal, que vão decorrer no dia 14 de maio, no Centro Diocesano de Espiritualidade, no Turcifal. “O convite que faço é que nos possamos unir a esta assembleia, que é representativa de toda a diocese, rezar por esta mesma assembleia e ir acompanhando também pelos órgãos de comunicação do Patriarcado”, desafiou o cónego Rui Pedro Carvalho, através do Jornal VOZ DA VERDADE.

Na conclusão da fase diocesana do Sínodo dos Bispos, que decorre no próximo sábado, vai ser lida “a síntese diocesana que foi feita pelas várias paróquias e comunidades”. “Depois de algum trabalho de leitura por parte de uma equipa, fizemos uma síntese que procura ter as ideias chave de tudo aquilo que nós recebemos – e foram quase 200 os relatórios que recebemos”, revela este sacerdote. “A assembleia vai ser um tempo para lermos, para rezarmos, a partir daquilo que foram as interpelações do próprio relatório e, a partir daí, escrevermos uma conclusão e até algumas linhas prioritárias que ressaltam desta síntese diocesana”, anuncia este responsável, assumindo que, “logo que possível”, vai ser “publicada esta mesma síntese, que é fruto de todo este caminho que foi realizado ao longo desta fase diocesana do Sínodo dos Bispos”.

O cónego Rui Pedro Carvalho recorda ainda que, após a fase diocesana, “haverá uma fase continental e depois até uma fase universal”, e convida, por isso, os cristãos a “continuarem a acompanhar a caminhada”. “O caminho sinodal continua, mesmo não se passando agora diretamente a partir da nossa reflexão, e somos chamados a acompanhar e a rezar para que o Espírito Santo continue a conduzir este caminho”, deseja o coordenador diocesano do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade.

A Assembleia Diocesana Pré Sinodal, no Turcifal, onde é esperada a participação de 140 membros, inicia com a Eucaristia, seguida das palavras introdutórias, a contextualização da caminhada sinodal e a apresentação do relatório final. Haverá ainda trabalho de grupos, um painel com vivências desta fase e a apresentação da síntese diocesana. O encontro que marca a conclusão da fase diocesana do Sínodo dos Bispos termina com a oração de Vésperas.

texto por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES