Cáritas de Lisboa |
Os Palácios da Ajuda e das Necessidades da Cáritas Paroquial do Lumiar
Caminhar juntos
<<
1/
>>
Imagem

O serviço de Ação Social da Paróquia de São João Baptista do Lumiar funciona desde 2011. Em novembro de 2021, integrou a Cáritas Diocesana de Lisboa, como Cáritas Paroquial do Lumiar (CPL).

A Paróquia está inserida na área urbana da periferia norte da cidade de Lisboa – freguesia do Lumiar, criada há 756 anos. A Igreja Paroquial do Lumiar foi erigida no reinado de D. Afonso III. Desta data, existe ainda a capela que faz parte integrante da Igreja, dedicada a Santa Brígida da Irlanda, que guarda a sua relíquia trazida por três cavaleiros, também ali sepultados. Em meados da década de 60, o Lumiar acolheu, por iniciativa municipal, bairros provisórios e precários – Musgueira Norte e Musgueira Sul. Os realojamentos da população ali residente, iniciados em 1993, deram origem a grandes bairros sociais no Lumiar.

A CPL faz o atendimento de famílias, de pessoas carenciadas, que a contatam diretamente ou que são sinalizadas/encaminhadas por outras instituições do Lumiar. Em 2021, apoiou, em média, 48 famílias, com 140 pessoas, das quais um terço são crianças. A situação de carência socioeconómica destas famílias é reavaliada periodicamente para verificar se houve alterações. As famílias apoiadas incluem idosos, que recebem apoios sociais, pensões de sobrevivência e/ou invalidez, mães solteiras, famílias que perderam os seus empregos, ficando sem meios de subsistência. A ajuda oferecida às famílias inscritas e de recurso de emergência compreende alimentos, roupas e outros bens essenciais,

O apoio alimentar é feito quinzenalmente, num total 26 toneladas/ano. Os alimentos são fornecidos aos beneficiários em sacos previamente preparados. Os alimentos são doados pelo Banco Alimentar (25%), por paroquianos (28%), por aquisição própria (12%) e pelo Continente Online - Missão Continente (35%). Salientamos a grande generosidade de um paroquiano que doa, trimestralmente, cerca de 2 toneladas de alimentos, sem as quais seria impossível cobrir todas as entregas. O fornecimento de vestuário/calçado provém de doações dos paroquianos.

A CPL também presta ajuda nos contactos com instituições externas e estatais, da área social, da saúde, na obtenção/legalização de documentos, na procura de emprego, e disponibiliza apoio a grávidas sem residência fixa, e na inscrição de bebés em creches.

Os apoios de bens não-alimentares, tais como produtos de higiene pessoal, móveis, eletrodomésticos para o lar, etc., provêm das doações da Entreajuda, dos paroquianos ou por compra da Cáritas Paroquial. O apoio financeiro serve sobretudo para pagar despesas com medicamentos, formação, contas de água, gás e eletricidade.

Para as crianças são feitas atividades lúdicas e entregas especiais, pela Páscoa, no Dia da Criança, no Natal e nos dias de aniversário, com roupas, brinquedos e outras lembranças.

Relevamos a interação com o projeto LIGAR da Cáritas Diocesana, com o objetivo de reforçar a ação social na área das migrações, da qual resultou o “Guia de Recursos para integração de universitários NPT (Nacionais de Países Terceiros), Área territorial do Lumiar – Vigararia IV”.

A CPL tem o apoio Institucional da Cáritas Diocesana de Lisboa, do Banco Alimentar Contra a Fome, da Entreajuda, do Continente Online, da Comunidade Jesuíta de Lisboa. Conta também com o dinheiro angariado através da caixa de esmolas para os pobres da Igreja Paroquial, e com a doação por parte dos paroquianos de géneros, roupas/calçado, brinquedos, e em espécie.

A CPL dispõe de um armazém de alimentos, inserido na parte posterior da Igreja, de dois contentores no adro da Igreja, que o Padre Alberto de Sousa, em 2011, designou como “Palácio da Ajuda” e “Palácio das Necessidades”, para atendimento das famílias, serviço de rouparia, distribuição dos alimentos e outros géneros. Estes contentores coabitam com outros grupos da paróquia. Os dois contentores são exíguos, sem condições de habitabilidade e segurança, para as funções que nele decorrem, e limitam a capacidade de crescimento dos apoios e o tipo de atividades que a Cáritas gostaria de fazer.

A CPL é um departamento da paróquia gerido integralmente por voluntários e sem financiamentos das entidades públicas. Atualmente é constituído por 16 voluntários, cuja idade média é de 65 anos. Desde 11/2021 a 6/2022, tem tido o apoio de duas estagiárias de serviço social. A falta de profissional do Serviço Social, a tempo inteiro, e do envolvimento de jovens paroquianos, obriga à adaptação e multisserviços do voluntariado para poder cobrir todas as necessidades da Cáritas Paroquial. A sua contínua formação tem o apoio e partilha de informação da Cáritas Diocesana.

Em 2021, para além da atividade normal de apoio socioeconómico, a ação e empenhamento dos voluntários da CPL teve frutos e alegrias no final do ano. Sete famílias comunicaram a viva-voz que conseguiram reorganizar as suas vidas, agradecendo todo o apoio que receberam no momento difícil que atravessaram. Neste “Caminhar Juntos”, com boas notícias, sucessos, expetativas e alegrias a Cáritas Paroquial do Lumiar espera continuar a sua ação junto dos mais carenciados.

 

Conheça mais e perto as atividades da CPL e envolva-se com elas, através do e-mail: cpl.paroquia.lumiar@gmail.com.

texto e fotografias: Cáritas Paroquial do Lumiar
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES