Lisboa |
Atouguia da Baleia recebeu relíquia do crânio de São Leonardo
“Uma ligação de origem”
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca de Lisboa esteve na Atouguia da Baleia para receber a relíquia do crânio de São Leonardo, que foi trazida pela Confraria de São Leonardo de Saint-Leónard-de-Noblat.

Referindo-se à relíquia do padroeiro, D. Manuel Clemente lembrou que “isto não são coisas do passado, isto são coisas que nos importam no presente”. “Aconteceram, com certeza, noutros tempos, mas interessam-nos agora para os tempos em que vivemos, porque tudo isto transporta uma mensagem viva”, observou, na Missa a que presidiu na noite de 15 de junho, lembrando depois a “ligação de origem” de Atouguia da Baleia a São Leonardo. “É mesmo a única paróquia portuguesa que tem esta ligação. Porque esta terra, depois da fundação de Portugal, no século XII, foi confiada a cruzados francos, concretamente da Aquitânia, que aqui ficaram e organizaram estas terras, e que trouxeram a sua devoção local de São Leonardo de Aquitânia”, lembrou o Cardeal-Patriarca que, no final da celebração, depositou aos pés da imagem de São Leonardo as flores que lhe foram oferecidas.

fotos por paróquia de Atouguia da Baleia
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES