Cultura |
Museu da Presidência da República
Exposição ‘Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de um Tempo Novo’
<<
1/
>>
Imagem

A 27 de julho de 1985, Maria de Lourdes Pintasilgo (1930-2004) anunciava a sua candidatura à Presidência da República, tornando-se a primeira mulher em Portugal a fazê-lo. Este momento é o ponto de partida da exposição ‘Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de um Tempo Novo’, organizada pelo Museu da Presidência da República, que evoca o seu legado enquanto mulher, cidadã e política.

Patente no Jardim da Cascata do Palácio de Belém, até dia 31 de agosto, esta é “uma exposição biográfica dedicada a esta mulher cujo legado perdura”, segundo uma nota de imprensa. “Maria de Lourdes Pintasilgo foi a primeira e única portuguesa a exercer o cargo de primeira-ministra e a primeira a candidatar-se às eleições presidenciais, em Portugal. Foram esses dois momentos que a tornaram conhecida, mas foram apenas um detalhe num intenso e preenchido percurso marcado por uma forte consciência social e política”, assinala o comunicado.

Nascida em Abrantes a 18 de janeiro de 1930, Maria de Lourdes Pintasilgo “cedo se aventurou em áreas tradicionalmente reservadas aos homens, licenciando-se em Engenharia Químico-Industrial”, recorda a nota. “Foi a primeira portuguesa a integrar um Governo, a primeira e única a representar Portugal na UNESCO e a primeira a ser condecorada com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo”, acrescenta, lembrando, ainda, que “os princípios do cuidado, da responsabilidade pelos outros e pelo planeta, e a defesa da participação ativa das mulheres nas diversas áreas da sociedade, nortearam toda a sua vida e deixaram raízes em vários domínios”.

A exposição ‘Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de um Tempo Novo’ contou com o apoio de instituições como a Fundação Cuidar o Futuro e o Centro de Documentação 25 de Abril, da Universidade de Coimbra, entre outras, e pretende “dar testemunho de uma das mais marcantes e singulares figuras do século XX português”.

 

Exposição

Local: Jardim da Cascata do Palácio de Belém, até dia 31 de agosto

Horário: 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 (encerra à segunda-feira e na manhã do 3.º Domingo de cada mês, para a realização do Render Solene da Guarda)

Entrada: grátis, mediante aquisição do bilhete para o museu

Contactos: 213 614 660 | museu@presidencia.pt | www.museu.presidencia.pt

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES