Lisboa |
Carta aos adolescentes envolvidos no Programa ‘Say Yes: Aprender a dizer Sim’ rumo à JMJ 2023 em Portugal
Papa consagra adolescentes do ‘Say yes’ a Nossa Senhora
<<
1/
>>
Imagem

O Santo Padre envia cordiais saudações, feliz e agradecido pelo interesse, disponibilidade e empenho com que aderiram ao convite a peregrinar pelas sucessivas etapas das Jornadas Mundiais da Juventude desde 1986, em Roma, até 2019, no Panamá, como testemunhou o Cardeal Patriarca D. Manuel Clemente. E assim, desde há três anos que «correm mundo» procurando conhecer um pouco da linda seara nascida dos adolescentes e jovens de então, multiplicada hoje em famílias, comunidades e nações graças nomeadamente aos filhos e filhas que o Céu lhes concedera.

 

Agora os adolescentes «say yes» poderão compor um puzzle com os seus coetâneos do mundo inteiro, que deste modo tiveram oportunidade de conhecer e convidar para virem à JMJ2O23. Virão tantos, tantos... E esperam ser reconhecidos pelo que são e lhes deram a conhecer: os filhos e filhas dos adolescentes e jovens de outrora crescidos e formados à sombra das JMJ em sucessivas etapas que vão prosseguir até à última prevista no Céu ao redor de Jesus, «o Cristo eternamente jovem» (Mensagem do Concilio Vaticano II: Aos jovens, 08/XII/1965).

 

O Papa Francisco mandou-me dizer-lhes que, para se conseguir compor corretamente o puzzle com a quantidade imensa de elementos — terras e povos, lutas e esperanças, sonhos e promessas — que fostes juntando ao longo da caminhada já feita, o segredo é formar a figura de Jesus Cristo. Como, quando vão ao supermercado, veem lá muitas coisas mas só pegam nas que precisam, assim devem fazer agora: de todos os elementos que encontraram nos encontros «say yes», peguem só na parte que precisam, ou seja, na parte de cada um que é e lembra Jesus Cristo.

 

E, em tudo, podem apreender Jesus Cristo, já que «por Ele é que tudo começou a existir; e sem Ele nada veio à existência» (João 1, 3). Sabendo, pois, que Jesus Cristo é o primeiro em tudo, porque foi n’Ele que aprouve a Deus fazer habitar toda a plenitude e, por Ele e para Ele, reconciliar todas as coisas» (Colossenses 1, 18-20), cada adolescente «say yes» procure treinar-se para descobrir e venerar Jesus em cada elemento do puzzle, seja ele pessoa ou coisa. Pois «todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele. Ele é anterior a todas as coisas e todas elas subsistem n’Ele» Colossenses 1, 16-17).

 

E o Santo Padre pede-lhes que não esperem pelos meses de julho e agosto de 2023 para treinar, mas vivam os meses que ainda faltam a descobrir e venerar Jesus Cristo em cada um dos membros da própria família, do grupo, da turma... porque todos «subsistem n’Ele»! Por vezes poderão ter vontade de Lhe perguntar: «Onde estais, meu Jesus, que não Vos vejo? Nos bons, nos perfeitos, nos amigos... não me custa muito encontrar-Vos; mas nos antipáticos, nos birrentos, nos repugnantes...não consigo: Vós, Jesus, não éreis assim!» Pois bem! O adolescente «say yes» aprende a dizer sim, quando a vontade era dizer não.

 

Não é fácil, mas é possível. Santa Teresa de Calcutá levantava-se muito cedo e, diariamente, passava uma hora diante de Jesus no Sacrário, porque, «sem este tempo com Jesus (explicava ela), não consigo reconhecê-Lo nos pobres e miseráveis, descartados e marginalizados, doentes e moribundos que irei encontrar ao longo do dia». Sucede aqui como quando ê preciso procurar um objeto às escuras; primeiro, os olhos têm de se habituar à escuridão. Virá um dia em que veremos Jesus claramente como Ele é; mas, por agora, temos o «Jesus escondido», como gostavam de Lhe chamar os Santos Pastorinhos de Fátima.

 

Por exemplo, São Francisco Marto, escondido atrás da pia batismal na igreja de Fátima, passava manhãs inteiras na companhia de Jesus. O adolescente «say yes» aprende a dizer sim a Jesus que por ele espera escondido na Hóstia consagrada; aprende a dizer sim a Jesus que venera e consola no pobre andrajoso ou no colega portador de deficiência; aprende a dizer sim a Jesus que descobre em todos, pois sabe que todos «subsistem n’Ele»! Os seus olhos, porém, só conseguirão reconhecer Jesus depois de se «habituarem à escuridão» em que Ele se esconde. Para isso fecha os seus olhos e procura-O no coração para se concentrar e, em tudo e em todos, ver apenas Jesus.

Às vezes será preciso também limpar «óculos» um pouco sujos com a lama da vida. Assim fazem quantos os usam, sempre que precisam, e assim deve fazer de vez em quando o adolescente «say yes»: vai confessar-se e receber a absolvição. Todos dizem que, depois, veem melhor... Quando Maria chegou a casa da sua prima e a saudou, o bebé (João Batista) que Isabel trazia no seio, «saltou-lhe de alegria» (Lucas 1, 41), ao pressentir a chegada de Jesus. Na JMJ2023, o adolescente «say yes» saltará de alegria não tanto porque terá oportunidade de ter novos amigos, mas sobretudo porque aprendeu a pressentir a chegada de Jesus. Que o Senhor abençoe os passos de cada um ao encontro de Jesus no irmão e na irmã, sejam eles quem forem.

 

Para que os guie e ilumine a dizerem sim a Jesus, Sua Santidade o Papa Francisco implora sobre todos o Espírito Santo pela intercessão da Virgem Maria, que é a Senhora do Sim tornando-Se deste modo a Mãe de Deus e dos homens. A Ela consagra os adolescentes «say yes», pedindo-Lhe que os guarde e proteja com a respetiva família e ainda quantos os ajudam na caminhada revelando-se a seus olhos como verdadeiros pais, mestres e testemunhas de piedade eucarística e de santidade de vida. Nunca se esqueçam de rezar pelo Santo Padre. Até Lisboa, se Deus quiser!

 

Vaticano, 11 de julho de 2022.

 

+Edgar Penha Parra

Substituto da Secretaria de Estado de Sua Santidade

 

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES