Domingo |
À procura da Palavra
Mistério e surpresa
<<
1/
>>
Imagem

DOMINGO XXXII COMUM Ano C

“Não é um Deus de mortos, mas de vivos,

porque para Ele todos estão vivos.”

Lc 20, 38

 

Há uma fome de uma palavra que abra a porta deste beco sem saída que é morte, que desate o nó górdio que fica nas gargantas. E quase tenho receio de falar da esperança em Jesus Cristo ressuscitado, que nos promete a vida eterna, como se já tivesse passado “umas férias na eternidade”! Porque a ressurreição vai ser, fundamentalmente, surpresa! Como surpreendente é a vida, para nós que saímos do seio da nossa mãe!


Por vezes gostaria de dizer as palavras de Sebastião da Gama num poema belíssimo a que chama “ressurreição”: “Senhor! / Eu bem Te vejo, apesar / da escuridão! / Inda me não tocou a Tua Mão, / mas bem na sinto, bem na sinto em meus cabelos, / numa carícia igual a um perfume ou a um perdão.” Há momentos em que as palavras dão lugar ao silêncio. Como o silêncio da terra enquanto germinam as sementes. Ou como o silêncio quando vemos um recém-nascido a dormir sereno. É o silêncio que responde aos nossos “porquês”, aquele que apenas pede um coração aberto ao mistério e à surpresa.


Creio que ressuscitamos todos os dias. Que é essa a força transformadora do evangelho de Jesus e, por isso, repito tantas vezes as duas frases do início de um outro poema do Sebastião: “Que a Morte, quando vier, / não venha matar um morto.” Sim, creio na ressurreição que há-de vir como dom aquando da morte. Mas essa é isso mesmo, dom, graça, surpresa abundante que vem de Deus e só dele depende. A outra, esta que me é dado abraçar todos os dias, está apenas à espera de que eu lhe dê a mão. Como escreveu o Papa Bento XVI, ainda Joseph Ratzinger, na sua biografia de Jesus: “Vida eterna significa a própria vida, a vida verdadeira, que pode ser vivida inclusive no tempo e que mais tarde nunca é contestada pela morte física. É isso que interessa: abraçar já, desde agora, “a vida”, a vida verdadeira, que já não pode ser destruída por nada nem por ninguém.”


Creio na ressurreição de não viver a correr para não pensar, de ter a coragem de duvidar e perguntar “porque é que tem de ser assim”? Creio na ressurreição de não nos acomodarmos aos gestos e aos ritos e corrermos os riscos de criar, inventar, inovar, imaginar, sonhar (já perdemos a capacidade de sonhar?). Creio na ressurreição de abrir caminhos de esperança e não passarmos indiferentes a quem sofre, de não deixarmos de fazer o pouco com pena de não fazermos muito, de sermos capazes de sorrir e não cobrarmos nada por isso, de gostarmos de dar alegria com simplicidade. Creio em Jesus Ressuscitado que me ressuscita. E é sempre surpreendente viver assim!

P. Vítor Gonçalves
A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES