CNE Região de Lisboa |
Cerimónia Regional da Luz da Paz de Belém
“Ser missão com Cristo, levando a luz de Cristo que está em nós”
<<
1/
>>
Imagem

“Aceitemos o convite e o desafio para a missão que nos é proposta nesta noite para este Natal: levar a luz que há em nós, levar Cristo, ser luz em Cristo, ser luz com Cristo”. É com esta mensagem de esperança de D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa, que recordamos a cerimónia da partilha da Luz da Paz de Belém na Região de Lisboa, no passado dia 16 de dezembro, na Sé Patriarcal de Lisboa.

Depois da cerimónia nacional da partilha, realizada na Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima, no dia 11 de dezembro, a Luz da Paz de Belém chegou a Lisboa. A Luz da Paz de Belém representa uma oportunidade de celebrar em comunidade, partilhando a sua missão de paz, partilha e serviço.

No dia 16 de dezembro, D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa, presidiu à Cerimónia Regional de Partilha da Luz. Com o lema “Missão: Leva essa Luz em Ti”, a Luz da Paz de Belém conta este ano com a colaboração dos Comités Organizadores Paroquiais e dos Comités Organizadores Vicariais da JMJ – Jornada Mundial da Juventude, e do DNPJ – Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, que também marcarão presença na celebração no Santuário.

Partilhada pela primeira vez em 1986, a Luz da Paz de Belém teve a sua origem na Áustria, numa iniciativa conjunta entre a televisão pública e os escuteiros austríacos, como parte de uma campanha de solidariedade denominada “Light into Darkness” (Luz para a Escuridão).

O projeto tinha como objetivo ajudar crianças austríacas com necessidades, bem como dos países vizinhos. Atualmente, a luz que é recolhida na Gruta da Natividade, em Belém, e que nunca se apaga, chega a todo o mundo.

A celebração em mote de vigília foi acompanhada pela mensagem do Papa Francisco para os Jovens: Quais são as «pressas» que vos movem, queridos jovens? O que é que vos faz sentir de tal maneira a  premência de vos moverdes que não conseguis ficar parados? Há muitos que, impressionados por realidades como a pandemia, a guerra, a migração forçada, a pobreza, a violência, as calamidades climáticas, se interrogam: Porque é que me acontece isto? Porquê precisamente a mim? Porquê agora? Mas a pergunta central da nossa existência é esta: Para quem sou eu? Em vigilia rezamos por cada uma das realidades apresentadas com desafios concretos de levarmos a luz e sermos luz em Cristo nessas mesmas realidades.

Na sua homilia, D. Joaquim Mendes reforçou o sentido e fundamento na noite de partilha: “Meus amigos, também nós precisamos de fazer este caminho de fé em Jesus, como «o Cristo, Filho de Deus vivo», para crescermos na nossa identidade de discípulos, para partilhamos com Ele a vida e a missão, para levarmos ao mundo a sua luz: a luz da fé em Cristo vivo e ressuscitado, que através de nós quer iluminar o mundo e resgatá-lo do egoísmo, da violência e da guerra. Aceitemos o convite e o desafio para a missão que nos é proposta nesta noite para este Natal: levar a luz que há em nós, levar Cristo, ser luz em Cristo, ser luz com Cristo através dos nossos gestos, das nossas palavras, do nosso testemunho de filhos de Deus, de discípulos de Jesus: ser missão com Cristo, levando a luz de Cristo que está em nós.”

texto por Junta Regional de Lisboa; fotos por Luís Santos Marques
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES