Cáritas de Lisboa |
Cáritas Paroquial da Penha de França
Acolher, ouvir, ajudar e orientar
<<
1/
>>
Imagem

A Cáritas Paroquial da Penha de França nasce do desafio lançado pelo Padre Bartolomeu, Pároco das Paróquias de Nossa Senhora da Penha de França, São Francisco de Assis e Santa Engrácia. Era urgente acolher, escutar e perceber, a vários níveis, a situação das pessoas residentes nesta freguesia, e um grupo de voluntários disponibilizou-se imediatamente, para que pessoas, em situação de carência, pudessem ser ajudadas.

A freguesia tem cerca de 30 mil habitantes, na sua maioria pessoas idosas, bastante debilitadas e com poucos meios de subsistência, e é fundamentalmente este o grupo a quem a Cáritas Paroquial vai procurar dar resposta, com o apoio da Junta de Freguesa, do Banco Alimentar, do Centro Social Paroquial e de alguns mecenas. E sempre que necessário, o grupo terá também por estratégia a organização de campanhas de angariação dos mais diversos bens.

Apesar de ser uma Cáritas recente, e de estar ainda em processo de aprendizagem, contando, neste caminho, com o apoio e seguindo as instruções da Cáritas Diocesana de Lisboa (com quem partilham as suas dificuldades), a entrega da Cáritas Paroquial é total.

Estando disponível para acolher e ouvir quem a ela se dirigir, quer a nível pessoal ou social, a sua missão principal será a de orientar e de ajudar as famílias com maiores dificuldades a fazerem uma melhor gestão dos recursos de que dispõem. É seu apanágio receber sem dramatismos, aconselhar sem interferir, e essencialmente entender e apoiar quem estiver em dificuldade.

Para tal, e depois de se terem apresentado nas três paróquias, que fazem parte da freguesia, quer presencialmente, quer através de panfletos e cartazes, o grupo vai iniciar o atendimento presencial, neste mês de dezembro, na igreja de Nossa Senhora da Penha de França. O atendimento funcionará, para começar, uma vez por semana, e terá a duração de cerca de duas horas.

O ano de 2023 perspetiva-se bastante difícil, mas o grupo não se cansa de deixar claro, que fará tudo o que estiver ao seu alcance, para solucionar ou minimizar os problemas das pessoas em dificuldade.

texto e fotografias por Cáritas Paroquial da Penha de França

 

__________


Santo Natal e um Ano Novo de Paz

A todos os que, através desta página, têm seguido e colaborado com a sua missão, a Cáritas Diocesana de Lisboa deseja um Santo Natal e um Ano Novo de Paz.

As dificuldades que resultam ainda da pandemia e as que nascem da guerra na Ucrânia permanecem e agudizam-se um pouco por todo o lado, à medida que os dias passam e os conflitos não colocam de lado, com coragem, as suas armas.

A celebração do Natal já não era igual para todos, e no atual contexto, são ainda em maior número as famílias e pessoas que se veem de mão estendida, a precisar de ajuda redobrada. Não são apenas os alimentos e serviços de primeira necessidade que se tornam cada vez mais inacessíveis. Também as casas, nas suas rendas e prestações, se têm tornado um bem difícil de manter. Pessoas que vivem na rua são uma realidade em crescendo e sempre mais visível.

Serão, por conseguinte, ainda mais exigentes do que hoje, os dias do novo ano que se avizinha. E as dificuldades, sejam de cada um ou de todos, não se afrontam cada um por si, porque ninguém de pode salvar sozinho, como o repete o Papa Francisco, na sua Mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2023.

As grandes questões do nosso tempo exigem o esforço comprometido de todos, em operações ou estratégias conjuntas, que mirem a um bem-estar inclusivo, que não esqueça o cuidado pela terra, com toda a sua diversidade. Aliás, O bem-estar, que inclui todos e não descarta ninguém, só o será de verdade se implicar a sustentabilidade do nosso planeta.

A Cáritas de Lisboa continuará a estar na linha da frente, com tudo o que lhe for possível fazer, para que os valores do Natal possam realizar-se, e ser o rosto transformado das famílias e pessoas que hoje ou amanhã possam estar em maior dificuldade.

Com a colaboração de todos os que desejem unir esforços consigo, a Cáritas continuará agradecida e determinada a demolir muros de desigualdade e pobreza entre nós, promovendo, incondicionalmente, a Justiça e a Paz.

Boas Festas!

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES