JMJ Lisboa 2023 |
Na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa
Mais de mil voluntários em encontro de preparação para a JMJ Lisboa 2023
<<
1/
>>
Imagem

Os voluntários, chefes de equipa e pivots de voluntariado estiveram reunidos na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, para o primeiro encontro de 2023. Foram mais de mil os que marcaram presença neste encontro que decorreu dia 8 de janeiro.

O encontro reuniu os voluntários que estão já a preparar-se para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, quer ao nível central, quer ao nível paroquial. A tarde começou com a celebração da Eucaristia, presidida por D. Joaquim Mendes, Bispo auxiliar de Lisboa, e continuou depois com uma apresentação sobre aquele que será o caminho dos voluntários até à JMJ Lisboa 2023.

O Bispo auxiliar de Lisboa, no decorrer da sua homilia, relembrou as palavras do Papa Francisco, onde referiu que “ser voluntário é ser artesão da misericórdia”. “Dou graças a Deus por cada um de vós, pela vossa disponibilidade, pela vossa generosidade, para servir este belo projeto, da missão da Igreja, que é a Jornada Mundial da Juventude”, acrescentou.

No Domingo em que se celebrou a Epifania do Senhor, D. Joaquim Mendes convidou todos os voluntários a procurarem “ser as estrelas que guiam, para o encontro com Ele, os jovens de todo o mundo que virão à Jornada Mundial da Juventude”.

Já no decorrer da primeira sessão da tarde, Margarida Manaia, responsável da Direção do Acolhimento e Voluntariado (DAV), realçou que “ser voluntário é a melhor coisa da Jornada Mundial da Juventude” e que “este serviço aos outros na JMJ, é encarnar o tema da JMJ Lisboa 2023”.

Já Beatriz Ribeiro, chefe de equipa central, salientou a importância deste tipo de iniciativas e encontros já que permitem “perceber que a JMJ está realmente a aproximar-se”, bem como “perceber qual vai ser o nosso papel neste encontro mundial”.

Esta jovem de Coruche, que terá como função coordenar voluntários centrais, que vão colaborar nas tarefas e atividades relacionadas com os eventos centrais da Jornada, acredita que o seu papel vai permitir, “acima de tudo, ajudar as pessoas a encontrarem-se com Cristo e terem esta experiência espiritual, para além de todos os momentos de alegria e diversão”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES