JMJ Lisboa 2023 |
Visita
Fundação JMJ Lisboa 2023 esteve no Panamá para celebrar os quatro anos da JMJ Panamá 2019
<<
1/
>>
Imagem

A visita iniciou no passado dia 20 de janeiro com reuniões com representantes do Estado na gestão da JMJ Panamá 2019 e com responsáveis pela área logística da JMJ Panamá 2019. No dia 21 de janeiro, a delegação portuguesa participou no Te Deum, para assinalar os 350 anos da trasladação da Cidade do Panamá e da Catedral Metropolitana. No mesmo dia, a delegação do Comité Organizador Local da JMJ Lisboa 2023 reuniu-se com os responsáveis das diversas direções da JMJ Panamá 2019, na Universidade Católica Santa María la Antigua.

D. José Domingo Ulloa Mendieta, arcebispo metropolitano católico romano do Panamá, ao dirigir-se aos membros da comitiva portuguesa, salientou que “iremos partilhar as nossas dificuldades e os nossos erros, reconhecer as nossas debilidades, para nos enriquecermos e partilharmos as nossas experiências”. Além disso, chamou a atenção para o facto de cada Jornada ser diferente e que o importante é “vê-la como um dom de Deus”.

Já D. Américo Aguiar realçou a “relação fraterna”, desde o primeiro momento, com o Panamá, um país onde descobriu uma “Igreja fraterna”, uma “Igreja pequena”, um “país pequeno”, mas com um “povo nobre, que conseguiu fazer uma Jornada Mundial da Juventude”. O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 referiu ainda que, no encontro com o Papa Francisco, manifestou o seu agradecimento com o Panamá porque, “ao partilharem a sua experiência com a organização da JMJ, partilharam as suas fragilidades e debilidades sem vergonha”.

A comitiva portuguesa participou ainda numa missa de celebração dos quatro anos da JMJ Panamá 2019 no dia 22 de janeiro. D. Ulloa pediu que o sonho do Papa Francisco para a JMJ Lisboa 2023 se torne realidade, para que “[os jovens] voltem a experimentar a alegria do encontro com Deus e com os irmãos e irmãs, depois de grandes períodos de distância e isolamento, através de um abraço fraterno entre os povos e entre gerações”.

A visita servirá ainda para várias reuniões de trabalho com vista à preparação da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES