JMJ Lisboa 2023 |
Visitas
Cardeal Pietro Parolin e António Costa juntos na sede da JMJ
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e o Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, receberam, dia 13 de maio, o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, e António Costa, Primeiro-Ministro de Portugal, na Sede do Comité Organizador Local (COL) para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023. A visita à Sede decorreu na presença do núncio Apostólico em Portugal, D. Ivo Scapolo.

A 80 dias do maior encontro de jovens de todo o mundo com o Papa, D. Pietro Parolin, dirigindo-se aos jovens que ajudam a preparar a JMJ Lisboa 2023, reforçou que “o sucesso da Jornada Mundial da Juventude começa aqui. Cada Jornada Mundial da Juventude acaba por correr bem na medida em que é bem preparada. E essa preparação torna-se obviamente importante nos aspetos organizativos e logísticos (...), mas também na sua dimensão espiritual e pastoral da Jornada.”

O secretário de Estado do Vaticano disse ainda que a “dimensão pastoral e espiritual é importante para que os jovens ao participarem na Jornada possam encontrar também esta perspetiva de futuro, (...) em que os jovens devem ser também os motores e a alma dessa mudança que todos esperamos.” “Fiquei muito impressionado em Fátima com as referências quase contínuas à Jornada Mundial da Juventude e ao convite em preparar esta Jornada, em primeiro lugar, com a oração, uma vez que é um evento complexo e que exige esse aspeto espiritual”, disse.

D. Américo Aguiar aproveitou este momento para reforçar o desejo de ter na JMJ Lisboa 2023 jovens de todos os países do mundo porque “se a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa tiver efetivamente jovens de todos os países do Mundo é qualquer coisa que nos enche também de alegria por podermos proporcionar esta experiência única para todos esses jovens.”

Já o primeiro-ministro António Costa lembrou que “desde a primeira hora que o Estado português entendeu que devia responder ‘presente’ ao convite que foi feito para apoiar a organização desta Jornada Mundial da Juventude, (...) porque as Jornadas Mundiais da Juventude é uma mensagem que o Papa Francisco quer dirigir ao conjunto da Humanidade, a partir dos jovens, crentes e não crentes, e colocando os jovens no centro do nosso desenvolvimento coletivo e das muitas questões que se nos colocam neste momento no Mundo.”

A tarde iniciou com o descerrar das placas evocativas deste momento e continuou com uma visita guiada à Sede da JMJ Lisboa 2023, onde o Cardeal Pietro Parolin e António Costa puderam conhecer os vários departamentos, os seus colaboradores e voluntários que preparam diariamente este encontro.

Foi também durante a visita que António Costa se inscreveu como peregrino para o maior encontro de jovens de todo o mundo. O governante aproveitou o momento para registar a sua inscrição na plataforma oficial, reforçando o convite para que todos os jovens o façam também.

Para o Primeiro-Ministro, “num mundo onde somos marcados pela guerra, pelos conflitos, pelas divisões, pelas separações, seguramente a melhor forma de responder a essas realidades é fazer o contrário: é juntar quando se quer separar, é falar de paz quando há uma guerra e é, sobretudo, aprendermos todos que partilharmos este mundo é aprendermos a conhecermo-nos melhor. (...) E acho que essa é a melhor mensagem da Jornada Mundial da Juventude.”


__________


Após o encontro que reuniu na sede da JMJ o cardeal Secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, o primeiro-ministro português, o Cardeal Patriarca de Lisboa e o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, o cardeal Pietro Parolin, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, visitou o Parque Tejo. “Estamos muito avançados; a Ponte Pedonal e o Palco – Altar estão quase finalizados”, afirmou o autarca, em nota divulgada pela Câmara Municipal de Lisboa. No final do encontro, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa ofereceu ao secretário de Estado do Vaticano a Medalha de Honra da Cidade.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES