Missão |
P. Miguel Ponces de Carvalho, Pároco da Estrela: 80 anos de Missão a ligar a Fé e a Ciência
<<
1/
>>
Imagem

A infância foi dividida entre a Guiné, a Rodésia do Sul e Portugal. Quando os caminhos apontavam um futuro como médico, a Juventude Operária Católica indicou-lhe as portas do Seminário dos Olivais. A relação entre a Ciência e a Fé, entre a Igreja e a Política, tomaram conta das preocupações como padre e cientista. A JUC, o CNE e os Cursos de Cristandade são os Movimentos que marcaram a sua intervenção pastoral. Foi Professor e formador. Campolide, S. Mamede e Estrela são as Paróquias da sua vida. Aos 80 anos ainda é Pároco e coloca o seu futuro nas mãos de Deus.

Os projectos ‘EntreCulturas’ e ‘Religare’ fizeram dele uma ponte entre povos e religiões.

Da Guiné a Lisboa…

Nasceu na Guiné Bissau (S. José de Bolama) há 80 anos. Começou a Escola Primária no Zimbabwe (então Rodésia do Sul) e chegou a Portugal aos 8 anos para fazer a 4ª Classe.

Após estudos secundários no Liceu Pedro Nunes, ingressou na Faculdade de Medicina de Lisboa onde estudou durante 5 anos. A entrada na Juventude Universitária Católica (JUC), em 1949, levou-o a uma conversão que o conduziria a um compromisso forte na Paróquia do Santo Condestável e, quatro anos mais tarde, ao Seminário dos Olivais: “Foram três anos intensos de discernimento vocacional que me levaram a concluir que Deus me chamava a ser Padre”.

 

O ‘patrocínio’ de Nossa Senhora

Foi ordenado pele Cardeal Cerejeira na Sé em 1958 e considera que os grandes momentos vocacionais foram ‘patrocinados’ por Nossa Senhora: “A minha primeira Confissão a sério foi em Fátima em 1949 e o primeiro ano a sério no Seminário foi o de 1954, Ano Jubilar da Imaculado Conceição”.

Padre novo, foi nomeado para Adjunto do Assistente Diocesano da JUC (P. Reis Rodrigues, mais tarde, Bispo Auxiliar de Lisboa) e professor de Religião e Moral na Escola António Arroio, passando por muitas outras Escolas Secundárias.

Fez o primeiro Curso de Cristandade em 1964 e, partir desse ano, nunca mais largou este Movimento de que é o Assistente em Lisboa.

 

Educação e Ciência

A vertente científica da sua vida ganhou novo fôlego quando o Cardeal Cerejeira lhe pediu para fazer a Licenciatura em Biologia. Continuou a leccionar, dando colaboração pastoral em diversas paróquias e sendo nomeado Assistente Nacional Adjunto do CNE.

Foi professor na Faculdade de Ciências de Lisboa da cadeira de História e Filosofia das Ciências. No Ensino Secundário, formou professores e orientou estágios. Da sua vida de Padre e Cientista guarda a convicção de que a Fé e a Ciência se completam na tentativa de conhecer o mundo e as pessoas, em ordem à sua transformação para melhor.

 

Campolide, S. Mamede, Estrela…

Só em 1984 recebe uma nomeação com papel para ser Pároco de Campolide onde trabalhou 14 anos. Dali seguiu para S. Mamede e, sete anos mais tarde, foi nomeado pároco da Lapa-Estrela, onde se encontra aos 80 anos de uma vida muita intensa ao serviço da Igreja, da Educação e da Cultura.

 

O Secretariado EntreCulturas

Roberto Carneiro, então Ministro da Educação, convidou o P. Miguel para trabalhar num projecto de dinamização intercultural que viria a ser considerado pioneiro na Europa. Visava estudar a realidade multicultural das Escolas portuguesas para fazer uma intervenção positiva, mantendo a identidade cultural dos alunos e criando laços de interculturalidade. Assim nasceu o Secretariado EntreCulturas que a UNESCO viria a citar como uma iniciativa bem sucedida.

 

O Projecto ‘Religare’

Da experiência deste Secretariado viria a nascer o ‘Religare’: “No início de 2005 foi formalmente criada a Estrutura de Missão para o Diálogo com as Religiões” – conta o P. Miguel na Apresentação da obra ‘Religiões - História. Textos. Tradições’ um projecto que recolhe os textos fundantes das grandes Religiões e Confissões presentes em Portugal. O ‘religare’ depende do Ministro da Presidência e – segundo conta o P. Miguel, responsável – “o diálogo que se estava a fazer em termos de pluralismo cultural passou-se para a realidade religiosa”.

Não se pretende fundir as Religiões e Confissões, mas procurar o fundo comum que as une, mantendo a fidelidade à identidade própria de cada uma.

 

Coração de Jesus

A Basílica da Estrela, onde é Pároco o P. Miguel esteve em festa na sexta-feira 1 de Julho. D. José Policarpo, Cardeal-Patriarca de Lisboa, presidiu à Solenidade Principal desta que é a primeira Igreja do mundo dedicada ao Sagrado Coração de Jesus.

 

 

PERFIL

 

1931 – Nascimento em Bolama, na Guiné-Bissau

1948 – Entrada na Faculdade de Medicina de Lisboa

1953 – Entrada no Seminário dos Olivais

1958 – Ordenação Presbiteral na Sé de Lisboa

1984 – Pároco de Campolide

1998 – Pároco de S. Mamede

2005 – Estrutura de Missão para o Diálogo com as Religiões

2005 – Pároco da Lapa - Estrela

Tony Neves
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES