Lisboa |
Ordenação de D. Nuno Brás
Carta do Cardeal-Patriarca de Lisboa aos párocos e às comunidades cristãs do Patriarcado de Lisboa
<<
1/
>>
Imagem

Caríssimos Irmãos,

O Santo Padre Bento XVI nomeou Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa um sacerdote do nosso Presbitério, o Cónego Nuno Brás da Silva Martins, até agora Reitor do Seminário Maior de Cristo-Rei dos Olivais. Estamos gratos ao Santo Padre por este dom concedido à Igreja de Lisboa.

Convoco-vos a todos, sacerdotes e leigos, para participardes neste momento eclesialmente significativo: um Bispo, Sucessor dos Apóstolos, é um dom de Deus à Igreja. Podeis fazê-lo participando na Missa da Ordenação Episcopal, que terá lugar no Mosteiro dos Jerónimos, no dia 20 de Novembro, Solenidade de Cristo-Rei, às 16h, ou na Vigília de Oração que terá lugar na Sé Patriarcal no dia 18 de Novembro, às 21h. Nesta Vigília de Oração prepararemos também a ordenação diaconal daqueles que serão presbíteros no próximo dia 1 de Julho.

O número de Bispos Auxiliares de que a Diocese disporá no futuro obriga-nos a uma revisão das acções do ministério episcopal. Um decreto acaba de ser publicado com essa nova estruturação pastoral. Os três queremos ser pastores desta Igreja dando mais relevo às acções fundamentais do nosso ministério. Espero a compreensão e colaboração de toda a Diocese.

Mas este é tempo de oração e celebração. O Senhor é o verdadeiro Pastor desta Igreja. A ordenação na Solenidade de Cristo-Rei convida-nos a viver essa realidade da fé: nós, os sacerdotes, somos apenas sacramentos dessa solicitude de Cristo Bom Pastor e Senhor da Igreja.

Que o Senhor vos abençoe.

 

Lisboa, 2 de Novembro de 2011

JOSÉ, Cardeal-Patriarca

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES