Lisboa |
Mensagem dos Bispos de Portugal
‘Esperança em tempo de crise’
<<
1/
>>
Imagem

Os Bispos de Portugal asseguraram a sua “solidariedade activa”, que é “exercida diariamente pelas instituições sociais católicas”, e insistem “nos valores e princípios fundamentais da doutrina social da Igreja”.

 

Na mensagem ‘Esperança em tempo de crise’, os Bispos de Portugal assinalam o “compromisso com todos”, especialmente os mais atingidos pela presente crise. “Como bispos católicos, devemos e queremos estar absolutamente com todos, em especial com quem mais precisa de palavras e gestos de esperança: esta nasce da solidariedade e de um Deus que nunca nos abandona. Na compreensão cristã da vida, a generosidade e a coragem com que se superam as dificuldades são fermento de uma sociedade nova”, apontam.

Na curta mensagem, “que pretende ser um sinal de presença”, os Bispos de Portugal expressam a “solidariedade activa”, que é “exercida diariamente pelas instituições sociais católicas” e “em franca colaboração com tudo o que se faça na sociedade em prol de um bem que tem de ser verdadeiramente comum e não deixe ninguém em condições desumanas”. Os Bispos insistem também “nos valores e princípios fundamentais da doutrina social da Igreja”, que se concretizam em quatro pontos: “a dignidade da pessoa humana; o bem comum; a subsidiariedade; e a solidariedade, expressão da fraternidade, que nunca procura o bem particular sem ter em conta o bem de todos”.

 

Mensagem aos Jovens

Os Bispos de Portugal divulgaram também uma mensagem aos jovens, onde recordam os mais 12 mil jovens portugueses que participaram na Jornada Mundial da Juventude de Madrid, que foi “uma experiência de fé, no encontro com a Pessoa de Jesus Cristo, mediado pelo Papa Bento XVI”. Aos jovens, os Bispos lembram “a necessidade de formação permanente” e pedem a vivência de “uma relação de pertença, participando na vida da Igreja”.


______________


Imagem Peregrina visita Dioceses?

O reitor do Santuário de Fátima propôs que a Imagem Peregrina de Nossa Senhora visite todas as Dioceses de Portugal em 2015-2016, no âmbito do Centenário das Aparições de Fátima, que ocorre em 2017, informa o comunicado final a 178ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que reuniu de 7 a 10 de Novembro.

Segundo o documento, foi ainda anunciado a criação de um site sobre Bioética, que ainda não se encontra online e que “será dirigido pelo Instituto de Bioética da Universidade Católica”. Sobre a celebração do cinquentenário do Concílio Vaticano II, “os Bispos deram sugestões de iniciativas, a nível nacional, com vista à renovação da Igreja em Portugal, que oportunamente serão anunciadas”.

 

_______________


Documentos na íntegra:

 

Mensagem ‘Esperança em tempo de crise’

Mensagem aos Jovens

Comunicado Final da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES