Lisboa |
8º Congresso da AIC
Imprensa cristã precisa de se reinventar
<<
1/
>>
Imagem

“Os jornais em papel terão futuro se os conseguirmos reinventar, rasgando e alargando horizontes”. A conclusão é apontada no documento final do 8º Congresso da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã, que reuniu nos dias 11 e 12 de Novembro, em Leiria, cerca de seis dezenas de responsáveis de jornais e jornalistas, para reflectir sobre a temática ‘Reinventar ou fechar jornais?’.

 

Segundo o documento conclusivo, diante dos desafios que se colocam, “num tempo de crise em que diminui o número de leitores e com o boom das novas plataformas digitais de comunicação”, “reinventar os jornais, para evitar o seu fecho, passa pela formação profissional, pela aposta no marketing e pelas plataformas digitais”. E no que diz respeito aos jornais de inspiração cristã, a AIC considera que estes não cumprirão o seu papel “se continuarem desgarrados da pastoral, dessintonizados da Igreja ou cercados pelos muros do adro”. Considerando que os jornais de inspiração cristã “prestam um serviço público”, os responsáveis da AIC apelam, ainda, aos “responsáveis da tutela para que mantenham o apoio de incentivo à leitura”, lembrando que a imprensa cristã “continua a ser o ‘parente pobre da comunicação social’, ainda que represente um milhão e meio de leitores”.

Presente no congresso, o professor universitário e jornalista Alexandre Manuel apresentou um estudo sobre a realidade da imprensa regional, salientando que “há pouca atenção à linguagem gráfica, limitada qualidade na fotografia, com limitado ou nulo valor informativo que nada acrescenta à notícia”.

Na última década fecharam 77 títulos da AIC e, diante deste panorama, o presidente do Conselho de Gerência da Rádio Renascença, cónego João Aguiar (na foto) considera que o desafio passa pela “qualidade editorial”, porque “para a qualidade há sempre lugar”. Segundo este responsável, antigo director do ‘Diário do Minho’, “evitar bairrismos” e “fazer fusões” são algumas das perspectivas apontadas diante da necessidade de continuar com a imprensa de inspiração cristã, “que é essencial para a comunicação da Igreja”.

 

Mais informações e fotos: http://caiic2011.wordpress.com

texto por Nuno Rosário Fernandes; foto por João Filipe Matias/O Mensageiro
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES