Especiais |
28 de Dezembro 2011 a 1 de Janeiro 2012
Taizé. Encontro europeu em Berlim
<<
1/
>>
Imagem

Aproxima-se o encontro europeu de Berlim, organizado pela comunidade de Taizé. Entre o Natal e o início do ano de 2012, os jovens europeus e outros, vindos de vários continentes, irão celebrar na cidade alemã mais um encontro anual. As expectativas dos que organizam e irão acolher milhares de jovens são grandes. Esta ‘Peregrinação de Confiança’ poderá ter um impacto muito positivo para os habitantes da região de Berlim, local onde existe uma grande diversidade religiosa e cultural e onde se torna cada vez mais difícil falar da fé cristã. É essa a grande missão dos peregrinos que participarão neste encontro – “é importante que os jovens se façam peregrinos da esperança” – (D. José Policarpo, encontro europeu em Lisboa, 2004).

 

 

Um testemunho a três dimensões

Estes encontros despertam em nós a sensibilidade para a construção da Paz. Era isso que me movia a participar, até porque estava à procura de uma luz para a minha vida, e foi fundamental para dar sentido à vontade de Deus em mim. São momentos de grande alegria e de fraternidade e, acima de tudo, de jovens cristãos que se reconhecem como peregrinos da esperança. Para mim concretizou-se nestas três dimensões:

Hospitalidade - da família que nos acolhe, da paróquia que nos abraça e de uma diocese que anima. Não havia barreiras na linguagem nem na cultura, mas um partilhar alegre da nossa vida com uma nova família, com os outros e com o Outro. Sentimo-nos parte de uma família que não conhecíamos mas a quem abrimos o coração.

Confiança/Missão - acreditar no Evangelho é o valor do que há de mais profundo (no coração) - dizia Ir. Roger -; um coração que escuta as palavras de Cristo, e procura pôr em prática. A peregrinação de confiança é isso mesmo, seguir Jesus, sempre. Conformar o seu coração com os mesmos sentimentos de Cristo.

Oração - o centro e cume de todos os encontros. Daqui brota a fecundidade destes encontros, onde todos se reúnem para serem animados e animadores da esperança e sinais de Deus no mundo, para construir uma sociedade mais justa e fraterna, onde a caridade é o trilho que percorremos.

O próximo Encontro Europeu em Berlim é para todos nós jovens cristãos! Somos peregrinos da esperança, porque escolhidos por Cristo Jesus para sermos na Igreja um sinal de amor fraterno e de diálogo.

Se és jovem, deixa-te inundar por esta simplicidade e alegria que vem de Cristo, que é a nossa Paz. Agarra o desafio, e tal como nos diz o Ir. Alois (prior da Comunidade de Taizé): «o que nos caracteriza é simplesmente a escolha de pertencermos a Cristo».

 

Pedro Barros, seminarista de Aveiro (Seminário dos Olivais)

 

Ser acolhido e acolher

Aqueles que nunca participaram nos encontros em Taizé ou em diferentes cidades da Europa talvez não saibam que estes são momentos para aproveitar: jovens de vários países encontram-se, aprendem a conhecer-se melhor, a viver e celebrar juntos a sua fé. Desta forma, são um grande presente uns para os outros. Ser acolhido e acolher andam de mão dada e enriquecem-se mutuamente. Cantar, rezar e comer juntos aproximam-nos e fazem crescer a paz. Como pode ser reconfortante e calmante tal partilha com milhares de jovens. Façamo-lo com toda a simplicidade: em casa, nas paróquias e no Parque de Exposições de Berlim.

 

Ekkehard Kirchner, Responsável pela Pastoral Juvenil da Igreja Protestante de Berlin-Brandenburg-schlesische Oberlausitz (EKBO)

 

Alegria de quem espera

A ideia de que no final deste ano milhares de jovens de diferentes países virão até nós para rezar e cantar dá-nos arrepios. Somos levados a pensar que o mundo é bastante mais pequeno do que aquilo que julgávamos. Será certamente alegre, mas também apaziguador e, muito simplesmente, belo. Onde mais poderíamos ter uma experiência como esta: jovens que vêm para uma capital não para fazer compras ou para se divertirem, mas para cantarem num Parque de Exposições com velas nas mãos? Faremos tudo para vos preparar um bom acolhimento e esperamos que cada um de vós regresse a casa com recordações inesquecíveis e que tenha experienciado um pouco do paraíso na terra.

 

Jessica e Marc, Berlim


_________________


Informação útil para o encontro de Berlim

- O encontro europeu realiza-se entre 28 de Dezembro de 2011 e 1 de Janeiro de 2012.

- Existem vários grupos, espalhados pela diocese que já se estão a organizar mas que estão abertos a novas inscrições.

- O encontro destina-se principalmente a jovens entre os 17 e os 35 anos.

- O alojamento será feito em casas de famílias da região de Berlim, em salões, escolas ou ginásios.

- A contribuição pedida aos jovens portugueses é de 65 euros. A este valor acresce o custo com transportes até Berlim.

- A inscrição deverá ser feita em grupo. Se tal não for possível, pode-se fazer a inscrição individual através do site www.taize.fr/pt até 1 de Dezembro de 2011.

 

_________________


Comunidade de Taizé em Lisboa

Duas jovens que estão na comunidade de Taizé há vários meses como voluntárias estarão brevemente em Portugal para visitarem alguns dos grupos que se preparam para peregrinar até Berlim. Entre outras actividades, elas vão estar presentes nas seguintes vigílias de oração:

22 de Novembro, 3ª-feira, às 21h00 - São Julião da Barra (Oeiras)

23 de Novembro, 4ª-feira, às 21h30 - São Tomás de Aquino (Laranjeiras)

2 de Dezembro, 6ª-feira, às 19h45 - São Nicolau (Baixa)

 

_________________

 

Vigílias de oração de Taizé na Diocese de Lisboa

São vários os lugares onde podes participar nas vigílias de oração. Aqui ficam alguns que fomos recolhendo na nossa página do Facebook:

- Alto dos Moinhos - Dominicanos: primeira quarta-feira de cada mês, às 21h30

- Baixa - Igreja de São Nicolau: todas as sextas, às 19h45

- Laranjeiras - São Tomás de Aquino: todas as quartas-feiras, excepto a primeira do mês, às 21h30

- Linda-a-Velha - N.ª Sr.ª do Cabo: no último domingo de cada mês, às 21h30

- Prior Velho: última sexta-feira de cada mês, às 21h30

- Rio de Mouro - Igreja de N.ª Sr.ª da Paz: todas as terças-feiras e quintas-feiras, às 21h30

- Sacavém - Santuário de N.ª Sr.ª da Saúde: uma vez por mês, ao sábado às 20h. As datas são variáveis (19 de Novembro; 17 de Dezembro, 14 de Janeiro, 18 de Fevereiro, 24 de Março, 21 de Abril, 19 de Maio, 16 de Junho e 14 de Julho)

- São João da Talha: primeiro domingo de cada mês, às 21h30

- São Julião da Barra: última segunda-feira de cada mês, às 20h30

A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES