Especiais |
Operação 10 Milhões de Estrelas – Um Gesto Pela Paz 2011
Cáritas reforça campanha tradicional de Natal para dar resposta aos crescentes pedidos de ajuda
<<
1/
>>
Imagem

Em tempo de crise e com um exponencial aumento da procura de ajuda por parte de muitas famílias, a Cáritas Portuguesa lançou a nona edição da operação ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz 2011’, o projecto de angariação de fundos que visa apoiar os cidadãos mais desfavorecidos, através da venda de velas pelo preço simbólico de 1¤.

 

À semelhança de anos anteriores, o valor final recolhido nesta campanha, promovida pela Cáritas Portuguesa e pelas diversas Cáritas Diocesanas do país, será aplicado em duas causas distintas: 65 por cento reverterá a favor das famílias e pessoas em situação de carência socioeconómica que serão ajudadas através das paróquias; e 35 por cento reverterão para a causa internacional da Somália, que tem como principais objectivos a ajuda alimentar à população afectada pela seca e o auxílio às vítimas dos conflitos no país.

 

Novos locais de venda

Para dar resposta a este leque de necessidades, uma das grandes novidades desta edição são os novos locais de venda das velas. Com o objectivo de alcançar novas metas e obter uma maior adesão à campanha, a Cáritas Portuguesa associou-se, este ano, às lojas Pingo Doce de todo o país. Desta forma, para além das Cáritas Diocesanas e das paróquias ou outros locais que aderirem, este ano a Cáritas aposta também numa aproximação aos cidadãos com a venda das velas num dos espaços comerciais considerado de referência dos portugueses.

 

Inovação tecnológica

Outra das inovações desta nona edição prende-se com a aposta da Cáritas nas novas tecnologias. ‘Ilumine a vida de quem mais precisa’ é o mote escolhido para dar a conhecer as duas novas aplicações para IPhone e IPad: uma vela digital (por 1,60¤) que iluminará dia e noite estes dispositivos. Assim, a partir do computador e sem sair de casa, os cidadãos poderão juntar-se a esta causa, acedendo à Apple Store e subscrevendo esta original aplicação digital.

Ao longo da campanha, a página oficial da Cáritas Portuguesa no Facebook (www.facebook.com/caritasportuguesa) será também actualizada diariamente com as novidades sobre este projecto.

 

Sinal de esperança

“Este é o momento de sensibilização dos cidadãos para as questões da Paz, Justiça e Solidariedade, no qual se faz apelo a todos para que adquiram e acendam uma vela da Cáritas pela Paz no Mundo e a acendam na noite de Natal, como forma de expressar a adesão das famílias portuguesas aos valores que estão na génese da Operação 10 Milhões de Estrelas - Um Gesto Pela Paz”, salienta a Cáritas Portuguesa, em comunicado.

Na apresentação da campanha, que decorreu em Lisboa, o presidente da Cáritas Portuguesa mostrou-se convicto de que os portugueses vão ser solidários. “Vamos ser generosos. Temos muita esperança na solidariedade dos portugueses. Se não tivermos esta ajuda só teremos outra oportunidade que é o peditório público que se realizará em Março do próximo ano, cujas verbas só estarão disponíveis entre Abril e Maio. Há Caritas Diocesanas que já não têm recursos financeiros”, adiantou Eugénio da Fonseca, lembrando que basta um euro para aderir à campanha: “Basta um euro, para adquirir uma vela, para acender e colocar nas janelas das nossas casas na noite de Natal como sinal de esperança”.

 

______________


Operação 10 Milhões de Estrelas

- Por apenas 1¤, as velas podem ser compradas nas paróquias, nas Cáritas Diocesanas e nas lojas Pingo Doce, de todo o país

- Os utilizadores de iPhone e iPad podem subscrever a aplicação da Cáritas Portuguesa na Apple Store, por 1,60¤

- 65% das receitas revertem a favor das famílias mais carenciadas de Portugal

- 35% das receitas serão enviadas para a Somália com vista a combater a escassez alimentar

 

______________


Cáritas Portuguesa

Informações: 218454220 ou www.caritas.pt

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES