Lisboa |
Instituto Diocesano da Formação Cristã
Transmitir a fé de forma criativa
<<
1/
>>
Imagem

Presente em Lisboa, Luc Aerens, professor de Pedagogia Religiosa no Instituto Superior de Catequese Lumen Vitae e diácono permanente da Diocese de Malines-Bruxelles, na Bélgica, convidou a Igreja a apostar na relação das crianças com a Bíblia e com Cristo, e a fazê-lo com criatividade.

 

No ciclo de conferências da Leitura Crente da Actualidade, com o tema ‘Viver a Bíblia com as Crianças’, inserida no módulo ‘As idades do Acreditar’, Luc Aerens começou por apontar o essencial da sua intervenção: “A iniciação bíblica acontece para que as crianças entrem em relação com a Palavra, com o Verbo de Deus – Jesus Cristo. O que é preciso trabalhar é saber como se põe a criança em relação com os textos ou o livro, mas sobretudo, como pôr a criança em relação com o Senhor!”. Num anfiteatro lotado, na igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, Luc Aerens sublinhou que, na transmissão da fé e na transmissão dos textos da Bíblia, “a relação pedagógica com as crianças deverá ser participativa”. Este responsável apelou depois aos educadores e catequistas a contarem as histórias dos textos “em audiovisual”, ou seja, com gestos e entoação dramática de modo a captar não só a atenção das crianças mas a sua compreensão. Acompanhado da sua mulher, Bernadette, Luc Aerens convidou à criatividade para conduzir os educandos ao conhecimento vivo da Palavra de Deus, exemplificando na criação de desenhos sobre a história, na pintura, na utilização de marionetes, do barro, da modelagem e do teatro.

Promovida pelo Instituto Diocesano de Formação Cristã, em colaboração com a Fundação Maria Ulrich e o Secretariado Nacional de Educação Cristã, a conferência ficou anda marcada pela importância da Bíblia na Liturgia: “Não tratamos a Bíblia da mesma forma que um livro qualquer. Porque razão na liturgia o livro é acompanhado de velas? É porque não é um livro, é o Senhor, é o próprio Verbo de Deus! Uma prova que não é um livro? Porque é que beijamos a Bíblia? Estará o padre maluco? Não, ele não beija o livro, ele beija o Senhor!”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES