Lisboa |
Comunidade Vida e Paz
Patriarca de Lisboa convida ao voluntariado cristão
<<
1/
>>
Imagem

“O grande trabalho pedagógico que temos de fazer é ajudarmo-nos uns aos outros a alargar o horizonte daqueles que são nossos próximos. A isto chama-se voluntariado cristão”, afirmou D. José Policarpo, na sessão de abertura das segundas jornadas da Comunidade Vida e Paz (CVP), dedicadas ao tema ‘Voluntariado – 23 anos a criar rumo nas vidas das pessoas sem-abrigo’.

 

No auditório do Alto dos Moinhos, em Lisboa, o Cardeal-Patriarca sublinhou a atitude que o voluntário deve ter. “Para que alguém seja meu próximo, tenho de dar-lhe um lugar no meu coração e na minha atenção”, referiu, citando o Papa Bento XVI quando afirmou que “a caridade é um coração que vê”.

Salientando que “o problema da solidariedade é cultural mas também moral, porque ligado a ele está a orientação e a compreensão da existência humana”, D. José Policarpo acentuou que “não são só os que têm possibilidades do ponto de vista material que podem ser voluntários”, dado que “quando o voluntariado é o dom da própria pessoa, os próprios pobres podem ser voluntários porque encontram circunstâncias de se darem ao seu próximo”.

A Comunidade Vida e Paz é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, nascida em 1989 e tutelada pelo Patriarcado de Lisboa, que se dedica à recuperação das pessoas sem-abrigo.

Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
Isilda Pegado
1. Neste tempo, em que o individualismo parece imperar, apesar da destruição que gera na Sociedade,...
ver [+]

P. Duarte da Cunha
Que todos os homens querem ser felizes não parece ser objecto de discussão entre pessoas sãs. Todos queremos, de facto, ser felizes.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES