Igreja em movimento |
Missão País
Levar a esperança
<<
1/
>>
Imagem

O que é a Missão País? A quem se dirige? De que forma se concretiza? Catarina Macedo e Afonso Corte-Real são os chefes gerais da missão e deixam no Jornal VOZ DA VERDADE pistas sobre este projecto.

 

O que é a Missão País?

“Queridos jovens, não vos conformeis com nada menos do que a Verdade e o Amor, não vos conformeis com nada menos do que Cristo.”

De quem são estas palavras e o que nos querem elas dizer?

Muitos jovens universitários tiveram, no passado mês de Agosto, o privilégio de testemunhar o momento em que estas mesmas palavras chegaram ao seu coração como mensagem do Santo Padre Bento XVI. Fazemo-las de novo presentes, porque nelas encontramos as linhas guia do projecto Missão País. Entendemos ainda que, também nelas, a nossa missão se anuncia de forma clara e incontornável.

A Missão País é um projecto que convida todos os estudantes universitários de Portugal a viver uma experiência transformadora pela concretização de trabalho voluntário, aliado à Igreja Católica. Tem como objectivo levar Cristo para as faculdades e criar uma união entre os missionários e não missionários, mostrando que a fé pode ser vivida e partilhada na prática do dia-a-dia de forma natural, nos ambientes habituais e no serviço aos outros. A Missão País oferece aos estudantes uma experiência de serviço na caridade, que deseja educar as universidades para a consciência de Deus – uma consciência que tem as suas estruturas edificadas na Verdade e no Amor – e mostrar que durante a vida universitária se pode dar muito aos outros. As Missões são uma proposta diferente, que não surge todos os dias, que permite crescer interiormente e aprender a dar aos outros aquilo que cada um é.

Criada em 2003, com a primeira Missão na faculdade de Economia da UNL, a Missão País tem vindo a crescer todos os anos, sendo que cada vez mais universitários aderem, havendo assim, também, cada vez mais faculdades interessadas num envolvimento sério e comprometido com o projecto. Cada Missão decorre, aproximadamente, durante uma semana, em datas diferentes – consoante as férias das faculdades – entre o fim do 1º e o início do 2º Semestre. Parte-se em missão com um grupo da respectiva faculdade para uma localidade já determinada, onde se presta todo o tipo de apoio necessário aos seus habitantes. Quer seja na paróquia, nos lares, nos hospitais, nas escolas ou nas casas da criança, procuramos como missionários e à semelhança de Maria, a Grande Missionária, fazer companhia, alegrar, partilhar e dar a conhecer um Cristo vivo Hoje! Procuramos também envolver as comunidades locais nas nossas actividades, tarefa que envolve muita acção de rua, com cânticos e actividades diversas, mostrando a força e a disponibilidade da juventude universitária, que não se conforma com as situações de crise que muitos daqueles com quem nos cruzamos nessa semana vivem. Sempre com vontade de missionar, realizamos um teatro para a comunidade, onde tentamos transmitir uma mensagem evangélica, e propomos no final da semana, para o culminar das Missões, uma vigília de oração aberta a todos.

Queremos marcar diferença na sociedade. Provar e mostrar que missionar e ser verdadeiramente missionário não é uma actividade do passado nem uma realidade distante. É chamado a missionar todo aquele que vive nesta alegria de amar e de ser cristão! Que ambiciona construir uma vida de caridade. Todos o podemos fazer e, para isso, não é preciso ir para longe, não é preciso mudar radicalmente de vida. Podemos e devemos missionar em Portugal, pois o nosso país precisa de nós! Precisa do testemunho de jovens que estão dispostos a oferecerem-se para o serviço, de jovens com ideais firmes e valores cristãos, de jovens com vontade de mudar e de construir um mundo melhor. Um mundo segundo o plano de Amor de Deus, um mundo onde a luz de Cristo ilumina a terra inteira!

 

________________


A Missão País em 2012

Todos os anos, a Missão País escolhe um lema para ser um ponto de união entre todas as Missões e missionários, e para poder passar a todas as pessoas a mesma mensagem de Salvação. O lema para o ano de 2012 é + Eu Sou a Luz do Mundo + e é extraído do Capítulo 9 do Evangelho segundo São João. Este lema surgiu no seguimento das palavras do Papa Bento XVI nas Jornadas Mundiais da Juventude deste Verão em Madrid. O Papa convidou-nos a aproximar-nos de Jesus, e a aprender a conhecê-Lo. Nós, como missionários, queremos vê-Lo como Luz do Mundo!

Para a Missão País 2012, vamos contar com 16 Missões em 14 faculdades diferentes, de Lisboa ao Porto. Isto equivale a mais ou menos setecentos missionários! As inscrições estão abertas desde o início de Novembro e basta ir ao site www.missaopais.org para se inscrever. Queremos que todos possam participar neste projecto por isso, não há tempo a perder!

 

Contactos:

E-mail: missaopais@gmail.com

Afonso Corte-Real: 914565253 ou afonsocorte-real@hotmail.com

Catarina Macedo: 916096888 ou catarina_s_m@hotmail.com

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES