Especiais |
Vocações
Campo Vocacional para Raparigas e Campanário do Pré-Seminário - Natal
<<
1/
>>
Imagem

Campo Vocacional para Raparigas

Entre os dias 17 e 20 de Dezembro, teve lugar no Seminário de Penafirme o Campo Vocacional para Raparigas organizado pelo Sector de Animação Vocacional em colaboração com algumas consagradas ao serviço da nossa diocese: Irmãs Paulinas, Irmãs Discípulas do Divino Mestre, Servas de Nossa Senhora de Fátima, Missionárias do Amor Misericordioso do Coração de Jesus, Irmãs da Aliança de Santa Maria.

Estiveram presentes trinta jovens de várias paróquias da nossa diocese: Massamá, Queluz, Venda do Pinheiro, Arruda dos Vinhos, Benedita, Salir de Matos, A dos Cunhados, Silveira, Encarnação-Mafra, Ramalhal, Alfeizerão, Torres Vedras, Malveira, Sobral de Monte Agraço, Linda-a-Velha e Dois Portos.

O Campo teve como tema “Alegrem-se os céus e a Terra”, sendo que foram abordadas as três vindas de Jesus: no primeiro dia, apresentou-se a última vinda de Cristo, a nossa vocação ao Céu e a vivermos desde já o dinamismo da eternidade; no segundo vimos como o Senhor vem hoje ao nosso encontro, está vivo na sua Igreja; no terceiro dia olhámos para a encarnação do Verbo, detendo-nos nas atitudes de Jesus habitando entre os homens. Por fim, no último dia, aprendemos com Maria a viver como discípula do seu Filho.

Todas as raparigas saem com desafios concretos lançados neste Campo. Algumas foram desafiadas a começar um caminho de maior profundidade participando em encontros intermédios entre campanários. Para além disso, cerca de 15 raparigas são acompanhadas em direcção espiritual pelos padres do Sector de Animação Vocacional.

 

_______________


Campanários do Pré-Seminário

Do dia 20 ao dia 23 de Dezembro decorreu o Campanário para os rapazes do 7º ao 8º ano e do dia 27 ao dia 30 decorreram os Campanários do 9º/10º anos e 11º/12º anos. Estes tiveram como tema: “Deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus” (Jo 1, 12). Primeiro aprendemos como é que Jesus se revelou como Filho de Deus na sua Encarnação e a que atitudes é que isso nos desafia; depois vimos como hoje é possível ser filho e alimentar a relação filial com o Pai, por meio da Igreja, nos sacramentos, na palavra, no testemunho, no serviço. No terceiro dia, vimos como ainda não somos o que havemos de ser em plenitude: somos chamados a caminhar decididamente para o Céu, esperando a última vinda de Cristo e querendo viver já o dinamismo da plenitude, ainda que de forma imperfeita. Em tudo isto, cada rapaz foi sendo desafiado a perguntar ao Senhor qual a sua vontade a respeito das suas vidas.

No Campanário para os 7º e 8º anos estiveram rapazes das seguintes paróquias da nossa diocese: Loures, Portela de Sacavém, Vila Franca do Rosário, São João de Deus, Milharado, São Sebastião da Pedreira, Queluz, Monte Abraão, Santa Catarina, Encarnação-Mafra, Ramalhal, Malveira, Benedita, Venda do Pinheiro, Évora de Alcobaça, A dos Cunhados, Alfeizerão, Belas, São João do Estoril, Ameixoeira, Cacém, Arranhó e Vau.

O Pré-seminário já acompanhava, em encontros mensais, 15 rapazes do 7ºano e 8ºano e ficou agora de acompanhar mais 3.

Já nos Campanários do 9º/10º e do 11º/12º estiveram rapazes das seguintes paróquias: Queluz, Óbidos, Carvalhal Benfeito, Sobral de Monte Agraço, A dos Cunhados, Azambuja, Monte Abraão, S.Mamede da Ventosa, Salir de Matos, Belas, Ramalhal, Enxara do Bispo, Silveira, Milharado, Loures, Algés, Paço d’Arcos, São João do Estoril, Oeiras, Famões, Cacém, Vermelha, Évora de Alcobaça, Benedita, Milharado, Merceana, Alfeizerão, Massamá, Arranhó, Loures, Alcoentre, Tires, São Domingos de Rana e Carregado.

O Pré-seminário já acompanhava, em encontros mensais e direcção espiritual regular, 47 rapazes entre o 9º e o 12º ano. Ficou agora de acompanhar mais 9 rapazes destes anos.

 

_______________


Agenda das Vocações (Janeiro e Fevereiro)

Janeiro

10 – Terça.com… vocação (raparigas)

17 – Terça.com… namorados

 

Fevereiro

1 – Vigília do Consagrado – Igreja do Sagrado Coração de Jesus – 21h00

2 – Dia do Consagrado – Sé Patriarcal – 19h00

7 – Terça.com… vocação (rapazes)

11 e 12 – Formação de Animadores Vocacionais

14 – Terça.com… vocação (raparigas)

28 – Terça.com… Fé e Cultura

Sector da Pastoral Vocacional
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES