Roma |
A uma janela de Roma
Cristãos portadores da alegria, novidade e luz de Deus manifestadas no Natal
<<
1/
>>
Imagem

Bento XVI iniciou o novo ano desafiando os cristãos. Publicada a Mensagem para o Dia do Doente, o Papa falou também aos jovens e criou o primeiro ordinariato para anglicanos regressados ao catolicismo. Já são conhecidas as datas da viagem papal ao México e a Cuba e foi revelado o valor das doações do Papa para situações de emergência. Finalmente, Bento XVI alertou os pais.

 

1. Na primeira audiência-geral de 2012, o Papa falou da espiritualidade do Natal e da Epifania e pediu aos cristãos o testemunho da luz do Evangelho. “É com grande alegria que vos recebo nesta primeira audiência geral do novo ano. Estamos no tempo litúrgico do Natal. Por isso, gostaria de tratar hoje de alguns temas particulares desta celebração. Primeiramente, do tema da alegria. De facto, a alegria é a primeira reacção diante da extraordinária acção de Deus que se faz homem. Esta alegria nasce da admiração de ver que Deus age na história permitindo-nos contemplar o Seu rosto ao olhar para aquele menino humilde. Outro tema característico deste tempo é o chamado ‘admirável intercâmbio’, ou seja, que o Filho de Deus se fez homem para nos tornar filhos de Deus. Por fim, está o tema da luz. Com efeito, a liturgia natalícia está toda permeada de luz: a vinda de Cristo dissipa as trevas do mundo, difundindo no rosto dos homens o esplendor de Deus Pai, convidando-nos a receber esta luz e levá-la aos demais”, disse Bento XVI, falando em português, desejando depois um ano 2012 abençoado: “Queridos peregrinos de língua portuguesa, sede bem-vindos! O Natal é um convite a contemplar no Menino Jesus o Mistério de Deus que se faz homem na humildade e pobreza, e, sobretudo, a acolher em nós mesmos este Menino, que é o Cristo Senhor, para fazer com que os seus sentimentos, pensamentos e acções sejam também os nossos. Portanto, sede portadores da alegria, novidade e luz de Deus manifestadas no Natal. De todo o coração, desejo-vos um Ano Novo abençoado!”.

 

2. Foi publicada esta semana a Mensagem do Papa para o Dia Mundial do Doente, que se celebra no dia 11 de Fevereiro e que tem como tema ‘Levanta-te e vai; a tua fé te salvou!’, extraído do Evangelho segundo São Lucas (17, 19). Bento XVI encoraja os doentes e os que sofrem a encontrem na fé “uma âncora segura”, porque “quem crê jamais está sozinho”. O Papa dirige-se com palavras de particular proximidade aos doentes e aos sacerdotes que dão assistência espiritual nos hospitais, chamados a sentirem-se “verdadeiros ministros dos enfermos”. E reitera que, “a exemplo de Cristo, os fiéis são chamados a acolher toda a vida humana, particularmente se frágil e enferma”, e a curvar-se “sobre os sofrimentos materiais e espirituais do homem para curá-los”.

 

3. No primeiro dia do ano, a 1 de Janeiro, o Papa desafiou os jovens a olhar o futuro com esperança. Na Missa da Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus e 45º Dia Mundial da Paz, no Vaticano, Bento XVI sublinhou que “os jovens e as jovens de hoje crescem num mundo que se tornou, por assim dizer, mais pequeno, no qual os contactos entre as diferentes culturas e tradições são constantes”. Neste sentido, convidou a juventude a ter esperança. “Gostaria de sublinhar que, face às sombras que hoje escurecem o horizonte do mundo, assumir a responsabilidade de educar os jovens ao conhecimento da verdade, aos valores fundamentais da existência, às virtudes intelectuais, teologais e morais, significa olhar para o futuro com esperança. E neste empenho para uma educação integral, entra também a formação para a justiça e a paz”.

 

4. O Papa criou o primeiro ordinariato pessoal para anglicanos que queiram integrar a Igreja Católica nos Estados Unidos. A nova estrutura, denominada ‘Cadeira de São Pedro’, deve permitir o regresso à Igreja Católica de uma centena de pastores, alguns dos quais casados, e a cerca de dois mil fiéis norte-americanos, de acordo com estimativas do Vaticano. A estrutura agora criada vai ter como primeiro responsável o antigo bispo episcopaliano, Jeffrey Neil Steenson, de 59 anos, casado e pai de três filhos, que regressou à Igreja Católica em 2009.

 

5. A viagem de Bento XVI ao México e Cuba vai decorrer entre 23 e 28 de Março, anunciaram as respectivas Conferências Episcopais dos dois países. A visita papal terá passagens por León, Santiago de Cuba e Havana.

Segundo o porta-voz do Vaticano, neste novo ano Bento XVI espera ainda visitar o Líbano. “É uma esperança, não ainda uma certeza”, disse o padre Lombardi.

 

6. Durante o último ano, Bento XVI ofereceu três mais de milhões de euros para situações de emergência em todo o mundo. As verbas destinaram-se ao terramoto e tsunami no Japão, às inundações no sudeste asiático, América Central e Filipinas, à reconstrução do Haiti após o sismo de 2010 e à crise alimentar no Corno de África.

 

7. Na última audiência de 2011, o Papa reafirmou a importância de rezar em família. “Se uma criança não aprende a rezar em família, este vazio será difícil de preencher depois. Que possam todos descobrir na escola de Nazaré a beleza de rezarem juntos como família”, desejou Bento XVI.

Foi ainda revelado que, durante o ano 2011, mais de dois milhões e meio de pessoas participaram em diferentes eventos presididos pelo Papa. As audiências gerais reuniram 400 mil peregrinos, as audiência especiais mais de cem mil e as missas 846 mil fiéis. Mais de um milhão e duzentas mil pessoas assistiram ao Angelus e ao Regina Coeli.

Aura Miguel, à conversa com Diogo Paiva Brandão
Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Outubro ficará na história da Igreja em Portugal por dois principais motivos: a entrada, para o colégio cardinalício, de D.
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Se houve nas últimas décadas uma cristã militante social da maior relevância, exemplo do compromisso...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES