Papa |
A uma janela de Roma
“Unidade plena e visível exige conversão”
<<
1/
>>
Imagem

Bento XVI espera que a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos seja um “unânime grito” de todo o povo cristão. Na semana em que a Igreja assinalou o Dia do Refugiado, o Papa recebeu o primeiro-ministro italiano e foi anunciada uma viagem papal. Finalmente, os Museus do Vaticano bateram recordes de visitas.

 

1. O Papa desejou que a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, iniciada no dia 18 e que se prolonga até dia 25, seja um “unânime grito” de todo o povo cristão para a unidade: “Hoje tem início a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, com a finalidade de permitir que a oração que o próprio Senhor fez na Última Ceia – ‘Que todos sejam um, ó Pai’ (Jo 17, 21) – cresça até se tornar um imenso, unânime grito de todo o povo cristão, que pede a Deus o grande dom da unidade. Esta Semana de oração tem como tema ‘Todos seremos transformados pela vitória de Jesus Cristo, Nosso Senhor’ e quer pôr em evidência o poder transformador da fé em Cristo, que anima a nossa oração pela unidade visível da Igreja, Corpo de Cristo. O caminho da Igreja e dos povos está nas mãos de Cristo ressuscitado, vitorioso sobre a morte e a injustiça, que Ele suportou e sofreu por todos nós. A unidade plena e visível dos cristãos, pela qual suspiramos e rezamos, exige uma conversão interior pessoal e comunitária que nos faça entrar na vida nova em Cristo, que é a nossa vitória verdadeira e definitiva; tal unidade exige que nos deixemos transformar cada vez mais perfeitamente à imagem de Cristo, para assim participarmos da sua vitória, pois só Ele é capaz de nos transformar, de fracos e titubeantes, em fortes e corajosos operadores de bem”, salientou Bento XVI, falando em português, durante a audiência-geral de quarta-feira.

 

2. No Dia Mundial do Refugiado, assinalado no passado Domingo, dia 15 de Janeiro, o Papa sublinhou que os migrantes não são números. “Caros irmãos e irmãs, celebramos hoje a Jornada Mundial dos Migrantes e do Refugiados. Milhões de pessoas estão envolvidas no fenómeno das imigrações, mas estes não são números! São homens e mulheres, crianças, jovens e idosos que procuram um lugar onde viver em paz”, garantiu Bento XVI, durante o Angelus, lembrando a sua mensagem para este dia: “Na minha Mensagem para este Dia, chamei a atenção para o tema ‘Migração e nova evangelização’, sublinhando que os migrantes não são somente destinatários, mas também protagonistas do anúncio do Evangelho no mundo contemporâneo”.

O Papa dirigiu depois uma cordial saudação aos representantes das comunidades migrantes de Roma, presentes na Praça São Pedro, no Vaticano.

 

3. Bento XVI recebeu em audiência o primeiro-ministro italiano, Mario Monti, tendo recordado que a situação social "difícil" e "quase insolúvel" de Itália torna necessário um compromisso para a recuperação da economia do país, referem fontes da France Press. No início da audiência, ainda na presença de alguns jornalistas, o Papa e o primeiro-ministro sentaram-se frente a frente para debater a situação de crise em Itália. Bento XVI disse que Monti “começou bem, mas numa conjuntura muito difícil, quase insolúvel”. O líder italiano concordou e afirmou ser “importante olhar para os sinais com determinação” perante os mercados financeiros. Segundo um comunicado da Santa Sé, no “encontro cordial” entre o chefe do governo italiano e o Papa foi abordado “o compromisso do governo sobre a situação social e a contribuição da Igreja na vida do país”. Abordaram ainda a Europa e a situação política do sul do Mediterrâneo e a protecção das minorias religiosas em diferentes regiões do mundo, refere o comunicado. “As duas partes confirmaram a sua vontade de continuar a cooperação construtiva a nível bilateral e a da comunidade internacional”, concluiu.

Esta foi a primeira vez que, desde que assumiu o novo governo italiano em Novembro, Mario Monti, um católico praticante, foi recebido em audiência pelo Papa.

 

4. Foi esta semana confirmada a visita pastoral do Papa a Arezzo. Quinhentos anos após a última visita pontifícia, um Sucessor de Pedro volta a Sansepolcro, localidade italiana na Província de Arezzo. Anunciada pelo Arcebispo de Arezzo, Cortona e Sansepolcro, D. Riccardo Fontana, a visita pastoral de Bento XVI está marcada para o dia 13 de Maio. Segundo o programa, o Papa irá rezar na Co-catedral de Sansepolcro, que completa o seu décimo século de fundação. “O Santo Padre quer celebrar connosco o ano do milénio, valorizando a identidade espiritual da nossa comunidade eclesial”, disse o prelado.

 

5. Os Museus do Vaticano superaram em 2011 a barreira dos cinco milhões de visitantes, um número “objectivamente impressionante”, escreveu o director dos Museus, Antonio Paolucci, num artigo publicado no L’Osservatore Romano. Estes dados fazem com que o Vaticano tenha os quintos museus mais visitados da Europa, atrás do Louvre (Paris, França), do Museu Britânico (Londres, Reino Unido), do Hermitage (São Petersburgo, Rússia) e do Prado (Madrid, Espanha).

Aura Miguel, à conversa com Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES