Igreja em movimento |
Juventude Monfortina
Caminhar com e até Cristo
<<
1/
>>
Imagem

A Juventude Monfortina, grupo de jovens cristão, da Paróquia da Póvoa de Santo Adrião, nasceu em Outubro de 2005, para dar continuidade a um anterior projecto pós-crisma, que então se havia extinguido.

  

A partir dos 15 anos, e desde que tenham recebido o sacramento do Crisma, todos os jovens que acreditam que a sua caminhada com e até Cristo, ainda não terminou podem juntar-se a este grupo. O grupo foi crescendo não só em número, mas também em idade, e de modo a “não perder elementos mais velhos” e dar continuidade a projectos já existentes no grupo, decidimos reestruturá-lo e organizá-lo. Assim, continua a existir uma Coordenadora-Geral, nomeada pelo Pároco Pe Rui Valério, que juntamente com o mesmo supervisionará as actividades desenvolvidas pelos três sectores recentemente criados: Missão, Evangelização e Liturgia. Cada um destes sectores tem dois coordenadores responsáveis, para coordenar as actividades a desenvolver e dois outros coordenadores, para ministrar formação aos restantes elementos pertencentes a cada sector. O sector da Missão tem como objectivo reconhecer a presença de Jesus Cristo nos outros, nas culturas e tradições, nas experiências de vida e através da força do Espírito Santo, anunciar Jesus Cristo, através da caridade e do serviço. As suas actividades centram-se em desenvolver iniciativas no Bairro do Barruncho (Póvoa de Santo Adrião), junto das crianças (através das explicações semanais e actividades pedagógicas e lúdicas), visita a doentes e famílias e ensaio de um grupo coral de senhoras africanas, de modo a fazê-las sentir parte integrante da comunidade. Por sua vez, o sector da Evangelização tem como objectivo construir pontes entre a comunidade cristã paroquial e a sociedade civil, através de encontros, debates, teatros, interacção com outros grupos e sectores da paróquia, dinamização do Dia do Doente Paroquial, realizar actividades desportivas e assim promover a fé e a cultura. Finalmente, o sector da Liturgia tem como objectivo descobrir o sentido divino das acções humanas quotidianas, através das acções litúrgicas, ou seja através da organização de momentos de oração (vigílias, coordenação e recitação das vésperas no Advento e na Quaresma, organização da via-sacra), viver cada momento e acção da vida quotidiana e da história, como Louvor e para a Glória de Deus.

De dois em dois meses, todos os jovens, dos três sectores se reúnem, para juntos partilharem experiências, fazerem avaliações e fortalecerem laços de união e amizade. Tal como é importante desenvolver actividades, também é importante “alimentar-nos” espiritualmente. Assim, a temática escolhida para este ano pastoral de 2011-2012, centra-se num itinerário espiritual, onde juntos percorreremos o caminho da Espiritualidade Sapiencial, inspirado em S. Paulo (1Cor 1, 30): “É por Ele que vós estais em Cristo Jesus, que se tornou para nós sabedoria que vem de Deus, justiça, santificação e redenção”. Temática esta também vivida, praticada e ensinada por S. Luís Maria de Montfort. Muitos dos jovens pertencentes à Juventude Monfortina são também catequistas de crianças e jovens e acólitos, na Paróquia. Animamos também as Eucaristias Jovens, das 18:00 e participamos nas actividades desenvolvidas ao nível da Pastoral Juvenil Vicarial (Loures-Odivelas) e da Diocese de Lisboa, e nas Campanhas de recolha de alimentos, do Banco Alimentar Contra a Fome.

 

___________________


Montfort, quem és tu?

S. Luís Maria Grignion de Montfort nasceu a 31 de Janeiro de 1673, na aldeia de Montfort-sur-Meu, na Bretanha Francesa. Segundo Blain (seu historiador), "O amor de Maria parece ter nascido com ele. Retirava-se num lugar solitário para meditar, ou recitar o terço diante de uma pequena imagem da querida Mãe do céu".

Frequentou o colégio dos Jesuítas em Rennes, e ordenou-se Padre a 5 de Junho de 1700.

Foi recebido em audiência pelo Papa Clemente VI, tendo-lhe o pontífice pedido que se tornasse missionário no seu próprio país e atribuiu-lhe o distintivo de "missionário apostólico". Em obediência ao Papa, Montfort tornou-se num missionário exímio e destacou-se pela sua grande devoção a Nossa Senhora e ao Rosário.

Para dar continuidade ao seu ardor missionário fundou a Congregação dos Padres Monfortinos, composta por Padres e Irmãos coadjutores e ainda uma congregação do ramo feminino ou Filhas da Sabedoria.

Para complemento da sua actividade escreveu vários livros, destacando-se o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, traduzido em mais de 30 línguas diferentes, que comemora em 2012 o seu 300º aniversário. Este livro influenciou várias personalidades marcantes como o Papa João Paulo II e Madre Teresa de Calcutá.

Morreu quando pregava a sua última Missão, a 28 de Abril de 1716.

Foi beatificado em 1888 e canonizado, em Roma, por Pio XII em 1947.

 

“Com Montfort, por Maria, até Jesus”.

texto pela Juventude Monfortina (Cristina Mendes e Pedro Costa)
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES